TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balanced Scorecard

Trabalho Escolar: Balanced Scorecard. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  3.441 Palavras (14 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 14

Balanced Scorecard

Thalita Farias Barroso

RESUMO

As empresas buscam cada vez mais novas formas de gerenciamento para enfrentar o atual ambiente competitivo de alta globalização e acirrada concorrência, este trabalho apresenta o BSC - Balanced Scorecard, como uma ferramenta de gestão que tem início na visão da empresa, a partir das quais são definidos os fatores críticos de sucesso, os indicadores de desempenho e permite a definição de metas e a medição dos resultados atingidos em áreas críticas da execução das estratégias. Assim, o Balanced Scorecard é um sistema de gestão de desempenho, derivado da visão e estratégia, refletindo os aspectos mais importantes do negócio.

Palavras-chave: Balanced Scorecard. Planejamento. Estratégia. Desempenho.

INTRODUÇÃO

Na economia de mercado atual a excelência empresarial é exigida continuamente, o desafio maior do administrador é manter um sistema de informação gerencial que forneça informações corretas e oportunas para tomar decisões acertadas. Neste contexto o BSC é visto como uma ferramenta organizacional que pode ser utilizada para avaliar e controlar a execução dos objetivos traçados para a empresa provocando mudanças, tornando a empresa mais flexível para gerenciar importantes processos como estabelecimento de metas individuais e de equipe, remuneração, alocação de recursos, planejamento e orçamento, feedback e aprendizado estratégico, funcionando como uma ferramenta equivalente á um sistema ERP, que tem a mesma função, embora seja mais complexo e caro. O BSC alinha as dimensões financeiras e não financeiras de uma empresa permitindo ao administrador monitorar a organização com o balanceamento da visão financeira e operacional, proporcionando aos gerentes um instrumento que necessitam para ter êxito competitivo futuro.

Segundo Franco D. H. et AL. 2008, p. 256, A complexidade das iterações entre as variáveis que influenciam o desempenho de uma empresa torna necessária a elaboração de ferramentas gerenciais para viabilizar o processo de tomada de decisão. Apesar dos administradores contarem com experiência, intuição e bom senso para avaliar os resultados passados e alternativas futuras, analises metódicas e automatizadas pode evitar atitudes precipitadas, estratégias contraditórias e perdas de valor aos acionistas. Considerando a variedade de fatores relevantes para o desempenho de uma empresa, técnicas modernas têm sido desenvolvidas visando à estruturação e a padronização de procedimentos de gestão empresarial. Um exemplo dessa técnica é o Balanced Scorecard, que permite o estudo qualitativo do desempenho empresarial de diversas perspectivas, incluindo as não financeiras.

As empresas não conseguem mais obter vantagens competitivas sustentáveis apenas com a rápida alocação de novas tecnologias a ativos físicos e com a excelência da gestão eficaz dos ativos e passivos financeiros. As empresas da Era da Informação estão baseadas em um novo conjunto de premissas operacionais: processos interfuncionais; ligação com clientes e fornecedores; segmentação de clientes; escala global; inovação e trabalhadores do conhecimento.

O BSC surgiu da iniciativa de Kaplan e Norton, que criaram um novo modelo de medição de desempenho, já que, na opinião dos autores, os modelos de avaliação de desempenho, até então existentes, baseavam-se muito em indicadores contábeis e financeiros. O que podemos observar hoje é que o processo de gestão em relatórios financeiros se mostra inadequado, pois está interligado à um modelo contábil desenvolvido há séculos para um ambiente de transações isoladas entre entidades independentes.

Uma das formas de adequar este modelo da contabilidade financeira é ampliá-lo de modo que incorpore a avaliação dos ativos intangíveis e intelectuais de uma empresa, como produtos e serviços de alta qualidade, funcionários motivados e habilitados, processos internos eficientes e consistentes e clientes satisfeitos e fiéis. Levar em consideração os ativos intangíveis no momento de avaliar a performance das empresas é imprescindível, uma vez que eles têm maior importância para as empresa da era da informação do que os ativos físicos e tangíveis.

Nesse novo contexto empresarial é comum a elaboração de um planejamento estratégico, o grande desafio hoje para o administrador é gerir informações corretas e adequadas para que sejam tomadas as decisões mais apropriadas.

O QUE É O BALANCED SCORECARD?

O BSC é uma nova abordagem para administração estratégica, desenvolvida por Robert Kaplan e David Norton em meados de 1990, onde mostra uma prescrição clara sobre o que as empresas deveriam medir para equilibrar a perspectiva financeira. É um sistema de gestão que habilita as organizações a clarear suas visões e estratégias e transformá-las em ações, entretanto, o modelo tradicional de medidas financeiras não é abandonado, ele faz uma abordagem dos acontecimentos passados com era industrial, para orientar e avaliar a trajetória das empresas na era da informação. O BSC complementa essas medidas do passado com medidas que impulsionam o desempenho futuro. Sua estrutura é formada por quatro perspectivas: financeira, cliente, processos internos e, perspectivas de aprendizado e crescimento, onde são coletados dados e medidas e analisadas sobre o foco de cada perspectiva.

O BSC revela claramente os vetores de valor para um desempenho financeiro e competitivo superior e a longo prazo, cujos objetivos e medidas utilizadas não se limitam a um conjunto de desempenho financeiro e não-financeiro, mas derivam de um processo hierárquico top down norteado pela missão e estratégia traduzida em objetivos e medidas tangíveis que representam o equilíbrio entre indicadores externos, voltados para acionistas e clientes, e as medidas internas dos processos críticos de negócios, inovação, aprendizado e crescimento, sempre buscando o equilíbrio entre as medidas de

resultado passado e futuro.

De acordo com Costa (2008 apud Franco D. H. et AL. 2008, p.257), o Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta utilizada na administração de empresas que mede o desempenho operacional, usando, alem dos indicadores financeiros, os indicadores de satisfação do cliente, de eficácia dos processos operacionais internos e da capacidade de inovação da organização, comparando-os ao estabelecimento no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com