Bolo no pote
Por: Sheila Freitas • 28/8/2015 • Tese • 1.139 Palavras (5 Páginas) • 192 Visualizações
I FEIRA CIENTÍFICA MÁRIO ALENCAR
RESUMO DO PROJETO
Título: Bafômetro – Um tema transversal para a conscientização sobre o alcoolismo.
Autores: Isadora Nogueira¹ Calil Viana¹
Lucas Nogueira¹ Rayanne¹
Madyla Cruz¹ Déborah Kesley¹
Paloma Santos¹ Vitória Lucas¹
Andréia Ambrósio¹ Oziany Silva¹
Wellington Sousa¹ Ana Clara¹
Regina²
1 Aluno da E.E.E.P Mário Alencar
2 Professora de Química da E.E.E.P. Mário Alencar
INTRODUÇÃO
Sabemos que álcool provoca grandes efeitos sobre o organismo humano. Sua ação depressiva sobre o cérebro e sistema nervoso diminui a capacidade mental e física dos indivíduos tornando impossível a realização de tarefas mais complexas, como dirigir, por exemplo.
Com esse projeto, e por meio da metodologia aplicada para a realização, iremos ter como objetivos principais: a simulação de um bafômetro caseiro para a avaliação do teor alcóolico de diferentes tipos de bebidas, em geral o etanol, que são consumidas pela população em geral; a futura execução de um bafômetro artesanal para facilitar o trabalho de fiscalização policial; e a apresentação de forma clara e objetiva para o bom entendimento do avaliador sobre o bafômetro em geral.
Com essas poucas propostas ao projeto, podemos no futuro ampliar a estrutura e fazer ajustes para que funcione sem danificações e com possíveis melhoras na estrutura do produto (que está em processo de desenvolvimento) por isso daremos mais ênfase ao próprio bafômetro moderno.
METODOLOGIA
No desenvolvimento do projeto nós alunos do 2º ano do curso de Eventos de 2015 juntamente com a professora de química a Sra. Regina nos dispomos a trabalhar para a melhoria da fiscalização por meio de um bafômetro caseiro artesanal.
O trabalho fundamenta-se em pesquisas na internet, debates em reuniões, análises gráficas e experimentos, promovendo um procedimento que relaciona a teoria e a prática na análise do experimento.
Para a execução do experimento, fizemos levantamento dos materiais utilizados:
- 0,6g de K2Cr2O7 (s) (dicromato de potássio)
- 25mL de H2SO4 concentrado (ácido sulfúrico)
- 50mL de H2O (água destilada)
- Béquer de 100mL ou um copo comum
- Tubos de ensaio
- Balão com um pouco de etanol no fundo
- Algodão
- Pince
- Giz branco
- Borracha
Gastando assim menos valor do que o próprio bafômetro eletrônico, sendo assim um projeto econômico.
RELEVÂNCIA/ RESULTADOS
Mostrar a importância do bafômetro, sobre a aplicabilidade da lei que muitas vezes são divergentes, ou seja, ocorrem discordâncias de opiniões entre pessoas. Para que os avaliadores e demais pessoas que possam vir a conhecer nosso projeto se interessem pelo assunto.
...