Bopal Desastre Quimico
Trabalho Escolar: Bopal Desastre Quimico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Toxine • 25/5/2014 • 340 Palavras (2 Páginas) • 307 Visualizações
Bhopal, Seveso e São Francisco do Sul – evidentemente, não há nenhum paralelo que possa ser traçado em relação à gravidade, porém Blogtek destaca aqui a importância do Gerenciamento de Riscos, para todos aqueles que trabalham em ambiente industrial, e principalmente os gestores da indústria. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Bhopal – o maior desastre industrial do mundo
Bhopal – rosto insepulto de criança vítima da tragédia
Bhopal, cidade situada no centro da Índia, foi cenário, na madrugada de 3 de dezembro de 1984, daquilo que viria a ser o maior desastre industrial do mundo. A Union Carbide tinha no local uma planta de pesticidas, e nesta madrugada 32 toneladas de gases tóxicos, predominantemente metil-isocianato vazaram, matando de imediato 5.000 pessoas, número que em duas semanas chegou a 18.000, e ainda hoje em dia, cerca de 150.000 pessoas sofrem de doenças crônicas decorrentes da contaminação, tais como câncer e doenças respiratórias, e diversos defeitos congênitos foram observados nas gerações subsequentes ao acidente.
Na madrugada, grande quantidade de água entrou em alguns tanques de armazenamento, os quais continham cerca de 40 toneladas de metil-isocinato. A reação química resultou em um aumento da temperatura para cerca de 200 graus Celsius, provocando o vazamento.
Bhopal – corpos aguardando sepultamento
Há várias teorias sobre a admissão de água nos tanques. Unidades vizinhas estavam em manutenção, sendo lavadas com água, e algumas autoridades sustentam que má manutenção e válvulas dando passagem teriam originado o problema. A Union Carbide afirma que o desastre foi resultado de sabotagem de um empregado insatisfeito.
De qualquer forma, diversos fatores contribuíram para a extensão e gravidade dos danos:
• Má localização da planta, próxima à área mais densamente povoada da cidade.
• Utilização de insumos de alto potencial de danos, quando havia outros insumos possíveis de serem utilizados.
• Estocagem inadequada (produtos altamente tóxicos em grandes volumes em poucos tanques).
• Corrosão das linhas de tubulação.
• Manutenção deficiente da planta.
• Diversos sistemas de segurança fora de operação (by-passados).
• Treinamento deficiente.
Link:http://blogtek.com.br/bhopal-seveso-e-sao-francisco-do-sul/
...