Burguesia x proletariado (por karl marx)
Por: liviacardosso • 5/9/2017 • Trabalho acadêmico • 261 Palavras (2 Páginas) • 5.902 Visualizações
BURGUESIA x PROLETARIADO
A burguesia destruiu todas as relações feudais, patriarcais, idílicas. Ela substituiu a exploração disfarçada sob ilusões religiosas e políticas pela exploração aberta, cínica, direta e brutal. (Marx considera a burguesia revolucionaria)
O desenvolvimento da burguesia e do proletariado andam junto, pois um precisa do outro. Pra aumentar o capital ou para comer.
BURGUESIA é a dona dos donos dos meios de produção, sob a forma legal de propriedade privada e o PROLETARIADO é o trabalhador/operário que nada possui além da sua força de trabalho
Para Marx, a estrutura de uma sociedade depende do desenvolvimento da sua força produtiva (o que se necessita para desenvolver) e das relações sociais de produção (forma de distribuição, divisão de trabalho)
DESIGUALDADE PROVOCADA PELA RELAÇÃO SOCIAL DE PRODUÇÃO (DIVISÃO DO TRABALHO)
Para Marx, o capitalismo é a busca pelo lucro, consequência da exploração da mais valia. (diferença entre o salário pago e o valor do trabalho produzido, ou seja, quantidade de valor produzido pelo trabalhador além do tempo de trabalho necessário)
Sociedade perde a noção de um todo graças a divisão de trabalho, gerando a ALIENAÇÃO
Marx destaca 3 aspectos da alienação:
O trabalhador é alienado em relação às coisas
O trabalhador é alienado em relação a si mesmo
O trabalho
O trabalho faz com que o crescimento da riqueza objetiva se anteponha à humanização, sirva crescentemente como meio de exploração, e só se realize como meio de vida.
O materialismo histórico e dialético foi uma teoria desenvolvida por Marx para entender o capitalismo e explicar a natureza da organização econômica humana.
IDEALISMO: explicação do mundo pelas ideias
MATERIALISMO: realidade material
DIALÉTICA: metodologia de explicação da realidade
...