CIÊNCIA ATUARIAL
Artigo: CIÊNCIA ATUARIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DIRCILENE • 21/2/2014 • 333 Palavras (2 Páginas) • 383 Visualizações
Para se ter um bom processo de gestão de riscos é necessário mapear os eventos incertos que podem acontecer ao longo do caminho e preparar a organização para enfrentá-los.
Portanto, esse processo procura prever os chamados “imprevistos”. A gestão de riscos é um processo estruturado, de responsabilidade primária da alta administração, que tem como principal objetivo reduzir ou, se possível, eliminar o impacto que eventos negativos possam ter sobre os resultados dos negócios. A premissa básica para a execução desse processo é que riscos sempre existem, em qualquer iniciativa ou decisão que tomamos, e que, portanto precisamos estar “armados para combater seus efeitos”.
Muitos veem com temor o mapeamento e avaliação de riscos de suas propostas, projetos, planos de negócios, etc., porque isso poderá levar a decisão de não seguir em frente. Claro que isso pode até acontecer, se os riscos forem superiores aos resultados esperados, mas em geral o que buscamos é a construção de um plano consistente para a mitigação dos riscos identificados.
Mas como predizer o futuro? Como prever o que pode acontecer? Como avaliar seus impactos? A primeira coisa que podemos dizer é que isso exige experiência. Não é a toa que muitas organizações criam grupos multidisciplinares de avaliação de riscos formados por executivos experientes que já “viram muita coisa acontecer”, incluindo, às vezes, até executivos aposentados para essa tarefa. Eles “enxergam” riscos que os mais novos sequer podem imaginar.
É uma boa prática, portanto, uma avaliação de riscos as decisões de grande importância. Em muitas empresas existe a regra de não apresentar nenhuma grande proposta para clientes sem antes passar por um comitê de riscos, por exemplo. Assim, por mais que o responsável pela área comercial esteja ansioso para fazer o negócio e cumprir sua meta de vendas, a avaliação de riscos poderá indicar a necessidade de se adotar condições adicionais de fornecimento como novas clausulas contratuais, contratação de seguro, etc. Um bom processo de gestão de riscos exige a execução disciplinada de diversas etapas, mas traz benefícios indiscutíveis para os negócios.
...