COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES
Por: yuri0806 • 12/5/2016 • Dissertação • 601 Palavras (3 Páginas) • 140 Visualizações
- 1. Que imagem o ambiente passa? Comparem com os slides sobre percepção e comentem sobre os fatores que podem interferir na percepção de quem frequenta esse restaurante (fatores da situação, do observador e do alvo) – e acrescentem um exemplo de cada fator, que mostre as diferenças de percepção que cada um pode ter em relação a esse estabelecimento comercial.
Aos fatores da situação que influenciam a percepção, pode-se correlacionar o ambiente , que nos transmite uma imagem negativa do local; o ambiente do trabalho e o ambiente social apresentam de início uma localidade não apropriada para o tipo de comércio , pelo fato de ser um local deserto, portanto perigoso. Ainda em relação ao ambiente de trabalho e o ambiente social, é notório a desconfortabilidade do comércio, poucas mesas e cadeiras, inclusive a situação das mesmas se encontram em estado de deformidade, algumas destas ficam até próximas do forno, o que leva à outro fator negativo, o clima. Um ambiente quente com má estrutura de ventilação se deve a um único ventilador. De fato, falta investimento, uma reforma talvez, pois até mesmo a pintura do local se denota pelo estado negativo.
De fato os fatores do observador, o ambiente não nos traz uma boa imagem, neste caso, os motivos externos –discriminados de início -, leva ao observador o desinteresse, fazendo-o julgar o comércio com base na sua auto-percepção pelas situações encontradas.
Com relação aos fatores do alvo, o comércio não oferece nenhuma novidade, nenhum tipo de entretenimento, que, apesar do bom preço do produto, não inclui certos benefícios de praxe – WiFi, TV, ambiente climatizado, música-, por fim, o atendimento é muito limitado, poucos funcionários.
- 2. O dono deveria mudar alguma coisa para tornar o ambiente mais atraente para o cliente? Ou o que faria com que as pessoas que vão a esse restaurante tivessem uma impressão melhor sobre ele? O que essas mudanças poderiam mudar em relação aos fatores internos (auto-percepção) ou fatores externos (hetero-percepção), das pessoas que frequentam esse lugar, levando em consideração o que foi explicado nos slides de percepção?
De fato, o ambiente não se mostra nada atraente para o cliente. Seria necessário um bom investimento em diversos setores do comércio uma reforma geral visando atender os fatores ligados ao observador. Neste sentido, os fatores internos, a forma com que o observador interpreta a situação, a organização em si, relaciona os seus valores e interesse. No caso, uma nova pintura, implantação de entretenimentos básicos, novos funcionários – isso ligado aos fatores internos -, traria uma boa impressão ao observador.
Já relacionado aos fatores externos, uma boa mudança a ser feita, seria mudar a localidade da organização, expandir a divulgação, isso seria criar uma estratégia e visar os fatores do alvo.
- 3. Considerando as explicações dos slides sobre percepção, ocorreu alguma distorção de percepção (percepção seletiva, efeito de halo, projeção, estereótipo e efeito de contraste) em quem frequenta o lugar? Ocorreu dissonância cognitiva? Por quê?
Ainda sim, relacionado à organização comprometida pela imagem que transmite ao público, não houve distorções da percepção por parte pessoal. O ambiente deixou nítido o seu estado, não foi necessário comparação a outras organizações para que pudesse chegar à um estado de julgamento, já que, diversas características influenciaram nesse julgamento – e não apenas uma. Portanto é possível afirmar com base na ausência desses fenômenos da distorção da percepção, que não houve também dissonância cognitiva. Não houve incoerência com aquilo que foi apresentado pela organização, pois o que se pode esperar de um ambiente pouco investido? Portanto, aquilo que se transmitiu não foi controverso com aquilo que se ofereceu na organização.
...