CONCEITOS BÁSICOS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Por: Nara Moreira • 10/10/2016 • Resenha • 830 Palavras (4 Páginas) • 355 Visualizações
MÓDULO I – CONCEITOS BÁSICOS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
RESENHA[1]
Por:
Sonara Moreira[2]
O texto estudado aborda a teoria geral dos sistemas proposta em meados de 1950, pelo Biólogo Ludwig vonBertalanffy, que fez a sua pesquisa baseada numa visão diferente do reducionismo cientifico até então aplicada pela ciência convencional. Assim a teoria teve grande impacto nos diversos campos do conhecimento humano, sendo difundida como “abordagem sistêmica” ou “enfoque de sistemas”. De acordo com o autor “considera-se um sistema um conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado, ou partes que interagem, formando um todo unitário e complexo”.
Todo sistema possui quatro características básicas: elementos, relação entre elementos, objetivo comum e meio-ambiente, já na sua classificação temos quanto ao conteúdo, ao relacionamento com o ambiente e ao gênero. Um sistema compõe-se, sucessivamente, de subsistemas, onde se apresenta o sistema dinâmico e o sistema cibernético. O sistema dinâmico possui os componentes entrada, processamento, saída, ambiente, retroação (feedback) e controle. Os princípios gerais dos sistemas compreendem os seguintes aspectos: totalidade ou globalismo, proposito, sinergia, equifinalidade, entropia e homeostase.As aplicações da teoria dos sistemas abrangem o desenvolvimento de todos os ramos da ciência.
Os termos Tecnologia da Informação (TI) e Sistemas de Informações (SI) são mencionados frequentemente quando se discute o uso de computadores nas organizações e, muitas das vezes,há confusões sobre eles. De acordo como os autores o termo TI serve para designar o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para geração e uso da informática, enquanto o SI é um conjunto de componentes inter-relacionados para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informações com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e a tomada de decisões nas organizações.
Os computadores eletrônicos digitais surgiram logo após o final da Segunda Guerra Mundial. O ENIAC (Eletronic NumericIntegratorandCalculator) é usualmente considerado o primeiro computador eletrônico, e o Univac I (Universal Automatic Computer) o primeiro computador comercial daquela época, isso em media no ano de 1950. A evolução tecnológica deu-se rapidamente e já no final nos anos 70 havia varias alternativas de uso de informática e as aplicações básicas já estavam implantadas nas grandes empresas. Atualmente, a TI está presente no cotidiano de quase todas as empresas e indivíduos.
A evolução dos SI foi consequência das mudanças ocorridas em três diferentes fatores: hardware, software e metodologia. Tendo em vista estes aspectos, alguns autores classificam o uso da TI pelas organizações em eras, levando em conta as características centrais das principais aplicações de TI. Uma destas classificações foi desenvolvida por Ward e Griffiths (1996) e considera três eras: Processamento de dados, Sistema de informação gerenciais, Sistema de informação estratégicos e computação onipresente. Há diversos tipos sistemas de informações, no texto foi trabalhado o dado, a informação e o conhecimento. O dado é um conjunto de letras, números ou dígitos que, tomado isoladamente, não transmite nenhum conhecimento e a informação é todo o dado trabalhado ou tratado.
...