CONCEITOS INTRODUTÓRIOS: Contabilidade básica
Artigos Científicos: CONCEITOS INTRODUTÓRIOS: Contabilidade básica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: leninha73 • 9/5/2014 • 1.138 Palavras (5 Páginas) • 878 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 CONCEITO E FINALIDADE DA CONTABILIDADE 4
2.1 OBJETO E OBJETIVO 4
2.2 Aplicação da Contabilidade 4
2.3 Usuários dos Serviços e relátorios contáveis 5
2.4 Profissional da contabilidade 5
2.5 Patrimônio..............................................................................................................6
2.6 Estrutura Patrimonial..............................................................................................6
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................8
REFERÊNCIAS...........................................................................................................9
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho enfoca a informações teóricas e conceituais de modo contábil dos tópicos introdutórios em ciências contábeis.
O profissional de contabilidade deve estar atentos as informações para então trabalhar de forma competente junto os usuários da contabilidade, seja pessoa física ou jurídica. Por meio de pesquisa o objetivo proposto são voltados a assuntos pertinentes como conceito e finalidade da contabilidade, objeto e objetivo. Estudaremos os profissionais da contabilidade e abordaremos também assunto ligados a patrimônio e estrutura patrimonial.
As organizações em geral, têm como uma de suas finalidades a geração de lucros. Com isso, as informações tem que ser precisas para que a decisão seja realmente correta. As decisões são baseadas nas informações dadas pelo contabilista, por isso é indispensável estudo de tal assunto para que se entenda plenamente e seja utilizada a teoria na pratica.
Com o avanço da contabilidade e a especialização do profissional de contabilidade traz a análise financeira de balanços como método de verificar a situação econômica e financeira em que se encontra a empresa, e além da verificação também orienta qual decisão a ser tomada em determinada situação. Com isso, verifica-se a grande importância de assuntos como os conceitos introdutórios da contabilidade.
2 CONCEITO E FINALIDADE DA CONTABILIDADE
È um sistema de informação e avaliação concebido para captar, registrar acumular resumir e interpretar fatos de todas as transações do patrimônio de uma empresa, seja de natureza econômica, financeira, física e produtiva e tem como finalidade controlar e gerir informaçõe importantes para tomadas de decisões.
A contabilidade é uma ciência que permite, através de suas técnicas, manter um controle permanente do patrimônio da empresa. (RiIBEIRO, 1986, p. 15).
2.1 OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE
A contabilidade tem como objeto o seu campo de aplicação, ou seja, estuda o patrimônio da empresa, e com isso chega a atingir seu objetivo que é analisar e fornecer informações que serão utilizadas nas tomadas de decisões para chegar a mudanças no patrimônio seja de resultado positivos ou negativos.
2.2 APLICAÇÃO DA CONTABILIDADE
A contabilidade pode ser aplicada em todas as empresas com ou sem fins lucrativos, seja da iniciativa privada, iniciativa pública ou mista.
Pública: organizadas e mantidas pelo governo com finalidade lucrativa ou não.
Privada: organizadas e mantidas pelo particular, podem ter finalidade lucrativa ou não.
Mista: organizadas e mantidades pelo governo e particulares.
Todas empresas devem ser bem controladas e organizadas para atingir seus objetivos, e é a contabilidade quem faz esse controle e organização.
2.3 USUÁRIOS DOS SERVIÇOS E RELATÓRIOS CONTÁBEIS
Existem vários usuários seja pessoa física ou jurídica que direta ou indiretamente necessitam de informações contábeis para a avaliação do desenvolvimento de uma empresa. Esses usuários pode ser classificados com usuários internos ou externos.
a) Usuários internos: Atuam na empresa e precisam de informações muitas vezes detalhadas e específicas sobre o patrimônio, por isso se baseiam em relatórios normalizados e relatórios com informações específicas e detalhadas.Temos como exemplos os gestores da empresa, administradores, encarregados e outros.
b) Usuários externos: Não atuam na empresa, mas precisam de informações sobre o patrimônio da mesma.Ultilizam geralmente de relatórios formatados pelos orgãos reguladores.Exemplos: Investidores, governo, fornecedores e outros.
2.4 PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE
O profissional de contabilidade pode ter formação em nível médio (técnico em contabilidade) e em curso superior (bacharel em ciências contábeis).
Ambos podem ser responsáveis pela contabilidade da empresa, embora tenha atividades que so pode ser desenvolvida pelo contador.
• Auditoria
• Pericia contábil
• Professor de contabilidade (exige pós graduação)
“A função básica do contador é produzir informações úteis aos usuários da contabilidade para tomada de decisões” (Marion 2003,p25)
Os profissionais de contabilidade devem ser habilitados e vinculados ao orgão da classe CRC (conselho regional contabilista) que regulamenta
...