CONTABILIDADE SOCIAL
Ensaios: CONTABILIDADE SOCIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: augusto.ribeiro • 6/10/2014 • 665 Palavras (3 Páginas) • 519 Visualizações
CURSO: Ciências Econômicas CÓD. CURSO: 304
DISCIPLINA: Contabilidade Social
PERÍODO MINISTRADO: 2o Semestre CÓD. CURRÍCULO: 0403
SEMESTRE/ANO: 2o / 2014 – 3A3B
PROFESSOR: Marco Aurélio Bittencourt
EMAIL:bittenco@ucb.br
2. EMENTA:
Definição e desenvolvimento conceitual da contabilidade social. Natureza, utilização e limitações da contabilidade social. Produto, renda e despesa agregada e fluxo circular da renda. Sistemas de contas nacionais (SNA/68 e SNA/93). Modelo de insumo-produto e suas aplicações. Balanço de pagamentos. Problemas de mensuração. Utilização de números índices. Indicadores sociais. Contas nacionais e contas ambientais. As contas nacionais do Brasil.
3. CONTRIBUIÇÃO PARA OS OBJETIVOS DO CURSO:
O conhecimento dos conceitos e do processo de medição dos agregados econômicos, bem como de suas limitações, forma a base do entendimento das variáveis relevantes de uma economia, ponto de partida para a adoção de políticas públicas e construção de variáveis macroeconômicas.
4. OBJETIVO GERAL:
Ao final do semestre, o aluno deverá ser capaz de compreender a natureza dos agregados econômicos relevantes e de fazer uso dos dados estatísticos constantes das publicações das contas nacionais, bem como estabelecer as relações macroeconômicas básicas. Interpretar as estatísticas relativas às contas nacionais.
5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
A Contabilidade Social compõe o conjunto das disciplinas de macroeconomia, já que lhe fornece os conceitos dos agregados básicos e o relacionamento entre eles. Não se exige, para seu aprendizado, conhecimento de cálculo matemático. É importante que se observe o princípio das partidas dobradas e que se domine o uso de números índices. 6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Definição de contabilidade social. As idéias econômicas e o desenvolvimento conceitual das contas nacionais. Usos e limitações da contabilidade nacional. Agentes e setores econômicos. Fluxo circular da renda. Sistema de contas nacionais (SNA/68): economia fechada sem governo, economia aberta sem governo e economia aberta com governo. Modelo de insumo-produto. Balanço de pagamentos. Problemas de mensuração. Números índices. Indicadores sociais. Contas ambientais. As novas contas nacionais do Brasil (SNA/93). A nova apresentação do sistema de contas nacionais.
7. METODOLOGIA DE ENSINO:
A metodologia de ensino consiste principalmente em aulas expositivas, na leitura do material recomendado pelo professor e na resolução de listas de exercícios. Também empregaremos a Internet e aulas com Power Point.
7.1 RECURSOS INSTRUCIONAIS:
- Quadro - negro e giz.
- Livros e apostilas.
- Biblioteca da Universidade Católica.
- Listas de exercícios elaboradas pelo professor.
- Internet
7.2 AVALIAÇÃO (critérios, ponderação e recuperação):
A avaliação consistirá em duas provas (P1 e P2), com
...