CONTEXTO EMPRESARIAL
Trabalho acadêmico: CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thegoes • 3/10/2013 • Trabalho acadêmico • 1.205 Palavras (5 Páginas) • 162 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Como mercado exposto a diversos fatores econômicos e a velocidade do desenvolvimento tecnológico dos últimos anos, as empresas cada vez mais se eparam com a forte concorrência existente no mercado. Entretanto,para suportar tanta pressão, as empresas estão focando suas atenções na cadeia de valor, em outras palavras às atividades específicas, essencialmente necessárias para obter, produzir e distribuir um produto, desde a concepção do pedido passando pela matéria-prima até chegar às mãos do cliente final.
Logoas condições de qualidade, produtividade e competitividade nos ercados interno e externo, bem como, os ajustamentos às necessidades dos consumidores constituem os principais fatores responsáveis pela odernização tecnológica da indústria.Busca-se encontrar métodos, técnicas, sistemas e filosofias de manufatura e gerenciamento empresarial que permitam às organizações alcançar melhores níveis de desempenho global, especialmente tratando-se de variáveis como qualidade, custo e flexibilidade. Pois, cada vez mais as organizações têm visto os benefícios desta filosofia.
Mudanças no processo de produção é uma ousadia necessária de difícil decisão em qualquer segmento de mercado. Pois, abrir mão do bom e velho modo de trabalhar dá a sensação de estar jogando fora toda experiência que se tem
2 DESENVOLVIMENTO
A globalização da economia, com consequente abertura de mercados, e a estabilidade da moeda incentivaram, entre outras coisas, a entrada de novos concorrentes internacionais, levando as indústrias brasileiras a investir em tecnologia e melhoria de instalações e processos. As mudanças tecnológicas e a rapidez que aconteceram, geraram uma competição na economia forçando novos empresários a adotarem modelos diferentes de gestão.
O mercado globalizado, além de criar desafios, gera também oportunidades com possibilidades de aumentar exportações e melhorar condições de concorrer no mercado internacional. Porém é necessário que a empresa busque parcerias e atualização tecnológica para ganhar escala e, com isso, reduzir os impactos da globalização (DONATTIapud MACEDO, 2003. p. 51).
No Brasil, a preocupação com a criação de pequenas empresas, duradouras, e a necessidade da diminuição das altas taxas de mortalidade desses empreendimentos são, sem dúvida, motivos para a popularidade do termo empreendedorismo. Isso porque nos últimos anos, após várias tentativas de estabilização da economia e da imposição advinda do fenômeno da globalização, muitas empresas brasileiras tiveram que procurar alternativas para aumentar a competitividade, reduzir os custos e manter-se nomercado. (IBGE apud DORNELAS, 2001, p. 34).
Sabendo-se que a indústria é o setor que mais emprega mão-de-obra, ela por sua vez, com o uso de novas tecnologias tem substituído cada vez mais o uso do homem pelo uso da máquina, então ao se comparar os níveis de investimento da indústria, pode-se perceber que ela não representa o maior número de geração de empregos.
O sucesso dessas empresas está intimamente relacionado à forma de administração dos recursos financeiros que possibilitam investimentos em máquinas e equipamentos destinados ao aumento da produtividade, diluindo assim os altos custos fixos, justificando muitas vezes a captação de financiamentos para estas otimizações.
Para gerar emprego a organização necessita estar com boa saúde financeira apresentar níveis de crescimento com os investimentos necessário nos mais diversos setores, para isso é fundamental que, principalmente na visão de seu gestor, bem como com a colaboração de sua equipe, a empresa possa buscar subsídios quepossibilitem um gerenciamento eficaz em todos os processos, tomada de decisão, ações empreendedoras que possam assegurar o sucesso de seu empreendimento.
Na sociedade atual, é de fundamental importância que o trabalho empresarial se faça com base em informações suficientemente completas e precisas para que o desempenho da empresa seja o melhor possível, assegurando, assim, a sua sobrevivência e promoção no mercado. Entretanto, uma má informação pode possibilitar uma tomada de decisão equivocada ao ponto deteriorar toda a estrutura de uma empresa, podendo colocar em jogo cada um dos seus componentes patrimoniais. A informação é um bem intangível e imensurável, porém, é de grande valor econômico se for útil, reutilizável e desejada. Portanto, a contabilidade é um importante instrumento de apoio às estratégias empresariais.
Para ampliar e aprofundar a responsabilidade social das empresas é preciso que haja mais pressão da sociedade e dos atores que interagem diretamente com elas, para que haja mudanças de comportamento efetivo. Além do papel regulador típico do Estado, na definição de exigências legais
...