CONTEXTO EMPRESARIAL
Dissertações: CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aleleda • 7/4/2014 • 3.173 Palavras (13 Páginas) • 154 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Conceitos de funções administrativas 4
2.1.1 Planejamento 4
2.1.2 Organização 4
2.1.3 Direção 4
2.1.4 Controle 5
2.2 Principais mudanças ao longo do tempo 5
2.2.1 Perspectiva humanística da administração 5
2.2.2 Perspectiva quantitativa da administração 6
2.2.3 Perspectiva moderna da administração 7
2.2.3.1 Teoria de sistemas 7
2.2.3.2 Teoria das contingências 7
2.2.3.3 Desenvolvimento organizacional 7
2.2.3.4 Administração por objetivos 8
2.2.4 Perspectiva contemporânea da administração 8
2.3 Conceito de patrimônio 8
2.4 Fontes de recursos 8
2.4.1 Capital social e capital de terceiros 8
2.5 Análise de mercado 9
2.6 Demanda, oferta e equilíbrio de mercado 10
2.7 Estruturas de mercado 10
2.8 Contabilidade social 11
3 CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
Para atender as exigências do mercado e as mudanças do cenário econômico, social e tecnológico, a ciência da administração tem evoluído ao longo dos anos.
As empresas passam a empregar métodos dentro dos seus setores de produção e administração para assim aumentar a eficiência dos seus produtos e serviços.
Passam a estudar e analisar o mercado que atuam ou pretendem atuar, para assim realizar investimentos e mudanças onde for necessário, garantindo um bom resultado e conquistando seus objetivos já devidamente traçados.
Além de estarem mais abertas, dando a real importância as influências que recebem do seu meio exterior e em como elas próprias influenciam a sociedade a qual estão inseridas.
Para entendermos melhor como todo esse processo de conhecimento e adaptação foi criado, abordaremos nesse estudo, de forma sintética, algumas teorias, além de aspectos econômicos e contábeis dentro do contexto empresarial.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
Elaborado por Henry Fayol com o intuito de fortalecer a estrutura organizacional, as funções administrativas compreendem em planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades da empresa.
2.1.1 Planejamento
Segundo Chiavenato (2009a, p. 33) “Planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos almejados e o que deve ser feito para atingi-los de maneira eficiente e eficaz”.
Planejar quais são os objetivos a serem atingidos e como atingi-los é essencial para a continuidade da empresa. É a partir do planejamento que o administrador poderá organizar, comandar e controlar as atividades da empresa tendo como foco seus propósitos e os objetivos a serem alcançados.
2.1.2 Organização
“Organização é a função administrativa que se incumbe do agrupamento dos órgãos e das atividades necessárias para atingir os objetivos da empresa” (CHIAVENATO, 2009b, p. 49). Organizar uma empresa é adquirir tudo o que lhe é útil ao seu funcionamento como matérias-primas, maquinário, móveis, capitais e pessoal, então divididos em recursos materiais e recursos sociais.
O administrador deve agrupar, da melhor maneira, as pessoas e suas respectivas habilidades, para que elas trabalhem em conjunto e alcancem as metas e objetivos traçados no planejamento.
2.1.3 Direção
“Direção é a função administrativa que conduz e coordena o pessoal na execução das atividades planejadas e organizadas” (CHIAVENATO, 2009c, p. 79).
A direção é considerada a principal função administrativa, é através dela que o administrador orienta seus comandados rumo aos objetivos da empresa dando-lhes ordens, instruções, motivação e incentivo ao espírito de equipe. Chiavenato (2009, p.79) afirma ainda que “ A importância da direção está em que de nada adianta um bom planejamento e uma boa organização se as pessoas trabalham sem orientação e coordenação adequadas”. Por isso a necessidade de um bom líder dentro da empresa, pois só ele é capaz de cativar e fazer com que seus empregados compartilhem de suas metas almejando um único propósito.
2.1.4 Controle
“Controle é a função administrativa que consiste em medir o desempenho da empresa, das pessoas a dos recursos para assegurar que os objetivos da empresa sejam plenamente atingidos” (CHIAVENATO, 2009d, p. 104).
O controle acompanha desde o planejamento, a organização e a direção simultaneamente, afim de garantir que esteja correndo tudo bem. É através do controle que o administrador corrige possíveis erros no decorrer dos trabalhos. Além disso, ele pode avaliar o desempenho produtivo, fazer comparações e avaliar os resultados garantindo efetivamente o cumprimento dos objetivos.
Assim caberia ao administrador, tendo como base esses conceitos, formular o plano de ação da empresa, constituir seu corpo social e coordenar os esforços das diferentes áreas.
2.2 PRINCIPAIS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO
2.2.1 Perspectiva humanística da administração
Durante a primeira metade do século XX, recebendo grande influência da psicologia e sociologia, surge uma abordagem mais humanística dentro da administração, onde o enfoque principal esta no elemento humano e em como motiva-lo dentro do seu ambiente de trabalho das mais variadas formas, bem diferente da abordagem clássica, onde o único meio de motivação era econômico e técnico.
Dentro da perspectiva humanística surgiram diversas teorias como a das Relações Humanas, concretizada a partir da experiência de Hawthorne realizada pelo pesquisador e estudioso Elton Mayo, da Universidade
...