CONTEXTO EMPRESARIAL
Pesquisas Acadêmicas: CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lilianefialho • 4/5/2014 • 3.864 Palavras (16 Páginas) • 173 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
A seguir será feito um estudo sobre algumas das atividades organizacionais, seu funcionamento. O estudo será útil tanto para a vida acadêmica como para vida profissional, uma vez que o que buscamos aqui é conhecimento e aprimoramento das técnicas de administração organizacional.
Alguns estudiosos que são comentados desde a sua teoria neoclássica até a atualidade nos faz referencial, pois suas teorias ainda hoje são implantadas para o planejamento e execução das atividades organizacionais.
Cada vez mais essas atividades aprimoram a vida da organização e dá suporte para que não fique aquém ao desamparo de normas. Cada filosofo ou estudioso contribuiu com sua teoria e pensamento criando um leque gigantesco de alternativas para o bom desempenho de pessoas e empresas.
O estudo será dirigido à área contábil de forma direta ou indireta, portanto as análises serão sempre direcionadas à tal.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
Fayol frisa que toda empresa apresenta seis funções, sendo elas:
1. Funções Técnicas;
2. Funções Comerciais;
3. Funções Financeiras;
4. Funções de Segurança;
5. Funções Contábeis;
6. Funções administrativas.
Dentre estas, explanaremos a sexta função, definida por Chiavenato (2000, p. 83) “Funções administrativas, relacionadas com a integração de cúpula das outras cinco funções. As funções administrativas coordenam e sincronizam as demais funções da empresa, pairando sempre acima delas”.
Na figura abaixo se observa o conceito acima descrito por Fayol:
Fonte: Chiavenato (2000, p. 84)
Seguindo a dinâmica de Fayol, ainda na Teoria Neoclássica, ele definiu os elementos das funções administrativas da seguinte maneira:
1. Prever: visualizar o futuro e traçar o programa de ação.
2. Organizar: constituir o duplo organismo material e social da empresa.
3. Comandar: dirigir e orientar o pessoal.
4. Coordenar: ligar, unir harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos.
5. Controlar: verificar que tudo ocorra conforme as regras estabelecidas e as ordens dadas.
Hoje, na Teoria Neoclássica os elementos das funções administrativas são chamados de processo administrativo, como mostra a figura abaixo:
Fonte: Chiavenato (2000, p. 193)
1. Planejamento
Existem muitas exposições sobre conceituação de planejamento, Chiavenato (2000, p. 195) diz que “o planejamento é a função administrativa, que determina antecipadamente quais são os objetivos que devem ser atingidos e como se fazer para alcança-los”. Silva (2004, p. 11) “planejamento é a determinação de objetivos e metas para o desempenho organizacional futuro, e decisão das tarefas e recursos utilizados para alcance daqueles objetivos”.
Planejar envolve coletar informações e diagnosticar a situação; estabelecer objetivos e metas; formular políticas e procedimentos para orientar as decisões; elaborar e implantar planos, programas e projetos para alcançar as metas e montar seus cronogramas para acompanhar a execução. Manter o diagnóstico atualizado. (LACOMBE E HEILBOM, 2003, p.49).
Através do planejamento a empresa se prepara, estabelecendo metas para evitar a improvisação, estima os meios para se chegar aos resultados. A empresa precisa saber onde está e onde quer chegar, o planejamento é voltado para o futuro.
Planejamento é precisamente um processo que identifica as metas e os objetivos que se quer alcançar. O Planejamento produz estratégias para conseguir o que se propõe; organizar os meios pelos quais se quer conseguir um objetivo; planejamento dirige e controla todos os passos na seqüência apropriada.
Planejamento é tomar decisões. É saber como se prevenir. É antecipar situações desejadas e evitar as não desejadas. É adaptar-se às constantes mudanças do meio ambiente. É atitude.
Algumas ações desenvolvidas pelo planejamento:
- Definir Missão
- Formular objetivos
- Definir os planos para alcançá-los
- Programar as atividades
2. Organização
A organização segundo Chiavenato (2000, p. 86) “significa o ato de organizar, estruturar e alocar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer as atribuições de cada um deles e as relações entre eles”.
A organização complementa o planejamento, tendo em vista que para atingir os objetivos as organizações devem preparar a estrutura interna.
Visam adequar harmonicamente os recursos (materiais, humanos, processos, etc.) que compõem a organização, para alcançar as metas estabelecidas pelo planejamento.
Algumas ações desenvolvidas pela organização:
- Dividir o trabalho
- Designar as atividades
- Agrupar as atividades em órgãos e cargos
- Definir a alocação de recursos
3. Direção
O papel da atividade de direção é, segundo Silva (2004, p. 10) “influencia para que outras pessoas realizem suas tarefas de modo a alcançar os objetivos estabelecidos, envolvendo energização, ativação e persuasão daquelas pessoas”.
Esta função engloba atividades como tomada de decisão, comunicação com os subordinados e superiores, desenvolvimento pessoal. Essa função é amplamente importante para o desenvolvimento das atividades da empresa, uma vez que, o líder desenvolve influência sobre os colaboradores, fazendo-os ter eficiência e eficácia em suas atividades.
Uma mudança notória na direção, é que o papel
...