CONTEXTO EMPRESARIAL
Casos: CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CARLOS22 • 7/6/2013 • 1.803 Palavras (8 Páginas) • 281 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
O bom desempenho de uma empresa depende de um bom administrador, um profissional capacitado, que seja capaz de planejar, organizar e controlar a empresa e que desempenhe o papel de um bom líder. Com isso, evitamos problemas como insatisfação de compradores e funcionários, descontrole de compra e venda de mercadoria e desconhecimento do patrimônio líquido, que na maioria das vezes podem levar uma empresa a falência.
A contabilidade tem como papel principal orientar o administrador para que ele possa desempenhar sua função de forma satisfatória.
Na história do desenvolvimento da administração, grandes filósofos e estudiosos desenvolveram varias técnicas e teorias que adotamos até hoje que veremos ao longo do trabalho.
2 DESENVOLVIMENTO
CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
A administração vem se desenvolvendo bastante com o passar dos anos, várias teorias foram criadas, mas foi Henri Fayol o criador das funções administrativas onde uma determinada empresa ou organização para alcançar resultados satisfatórios precisariam passar por um processo que consiste em 4 funções que são:Planejamento,organização,controle e direção.
• Planejamento: Fayol acreditava que era a principal função, pois ela consistia em uma tomada de decisões antecipada, o que deveria ser feito, de que maneira e aonde pretenderíamos chegar. Qualquer empreendimento que desejar executar precisaria de um bom planejamento, estabelecer metas, o quanto investir etc. Dessa forma haverá uma maior chance de sucesso. ’’ Empresas com pouca vida útil é decorrente de uma falta de planejamento. ”(SEBRAE).
• Organização: É como irá distribuir os recursos, sejam eles humanos, material ou financeiros de forma organizada para atingir os objetivos.
• Controle: Tem como função de monitorar todas as áreas da empresa e manter o bom desempenho dos recursos aplicados. Essa função exige uma avaliação da produção ou serviços comparada a padrões e desempenho exigidos pelas metas estabelecidas, podendo assim acarretar decisões diariamente.
• Direção: Tem como função liderar um grupo de pessoas de forma coerente. Onde pode se aplicar incentivos, motivação, instrução para que possam realizar um trabalho de competência.
Principais mudanças ao longo do tempo:
A administração vai ficando mais complexa e desafiadora com o passar dos anos e cada vez mais difícil de aplicar as teorias criadas pelos estudiosos. Todas essas exigências e desafios ultrapassaram a capacidade dos administradores de acompanhá-las.
Com a inflação provocando elevados preços de matéria-prima e mão de obra, concorrência cada vez mais acirrada e o constante crescimento da tecnologia etc. São fatores variáveis que acaba dificultando o ato de administrar.
CONCEITO DE PATRIMÔNIO
Fábio Besta definia o patrimônio da empresa como fonte utilizada na geração de riquezas através de gestão, direção e controle.
“Segundo D’Áurea era o objetivo mais importante da contabilidade, pois agia sobre um composto de anotando-o em dado momento e seguindo-o nas variações de seus componentes, ativos e passivos para determinar novos estados dessa riqueza, em momentos sucessivos” (D’Áurea 1949 p.287). Que se dividia em três partes estatística, dinâmica e revelação patrimonial.
As teorias dos dois estudiosos não se diferem apenas se completam, no entanto existem vários outros conceitos, mas podemos resumir em um: Iudícibus (2004, p. 189), Ao falar de patrimônio cita várias teorias mais a da entidade para o patrimônio líquido está mais de acordo.
Patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações mensuráveis em dinheiro de uma organização. Sendo bens e direitos a parte positiva e obrigações a negativa, que são denominados ativos (bens e direitos) e passivos (obrigações).
Os bens são considerados as riquezas da empresa, ou seja, dinheiro em caixa, imóveis, estoques de mercadorias, máquinas etc. Enquanto direitos são os créditos ou valor a receber de terceiros. Ex: duplicatas aluguéis a receber entre outros, já as obrigações é a parte ruim de cumprir, mas obrigatórias. Definiram-se como as dividas da empresa como: Salários dos funcionários, encargos e impostos, duplicatas a pagar, resumindo todas as despesas da empresa.
FONTES (origens) DE RECURSOS
Para que uma empresa funcione precisa de dinheiro, por necessidade de um local para se instalar, comprar máquinas, contratar pessoas, adquirir matérias primas etc. Na verdade nenhuma empresa conseguira ser aberta sem recursos financeiros e no mínimo um capital de giro. Esses recursos podem ser provenientes de duas origens: recursos próprios ou recursos de terceiros.
• Capital Social: São os recursos próprios os apurados nas atividades empresariais como aluguéis de imóveis, lucros obtidos com transações com terceiros, lucro com vendas de mercadorias e serviços etc.Sendo parte do lucros apurados ficando retido na empresa como patrimônio pra re- investimentos como parte do capital próprio.
• Capital de terceiros: São os alheios representado pelo passivo exigível, que são provenientes de empréstimos e financiamentos para manter o capital de giro e poder realizar investimentos que podem ser de longo a médio prazo.
ANÁLISE DE MERCADO
Há vários significados para o termo mercado, mas pode ser resumido como um ambiente onde pessoas se reúnem para vender e comprar bens e serviços.
As empresas procuram maximizar os lucros e os consumidores maximizar a satisfação, dessa forma o empreendedor deve planejar estratégias adequadas para cada tipo de mercado agregando valor para o cliente e melhorando os resultados da empresa.
A análise de mercado está ligada a oferta e demanda, por isso precisa-se de traçar planos estratégicos operacionais para atingir o resultado esperado,mas também dinâmica,procurando identificar oportunidades ou ameaças
...