Caras Pintadas
Dissertações: Caras Pintadas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bmenezescruz • 6/12/2013 • 761 Palavras (4 Páginas) • 255 Visualizações
.
QUEM SÃO OS “CARAS-PINTADAS” DE 2013
Nos meses de junho e julho deste ano, as ruas brasileiras foram tomadas pela multidão, momento este em que a imprensa e a população mundial voltam seus olhares para o território brasileiro, pois o País também é sede da Copa das Confederações nesse período. As manifestações iniciaram em Porto Alegre, espalhando-se para as demais capitais e cidades do interior. O aumento da tarifa em 20 centavos e a má qualidade do transporte público foram às pautas iniciais, ao se estenderam para outras cidades e com a repressão às manifestações, motivaram a população a protestarem contra a corrupção, a violência e a falta de transparência e pedindo por paz, direito a manifestar-se, diminuição dos impostos, fim da impunidade, melhoria nos serviços públicos, bem como, saúde e educação. Em meio aos manifestantes, algumas frases ganharam destaque, passando também para as redes sociais; entre elas estão: “Não é só pelos 20 centavos” e “Não queremos violência”.
A internet tem sido uma ferramenta importante de divulgação das manifestações. O Instituto Methodus realizou um levantamento em Porto Alegre com os participantes dos protestos e constatou que, 62,12% dos entrevistados souberam das manifestações pelo Facebook. Outros meios de comunicação, como televisão, rádio, internet em geral ou por meio de amigos tiveram representações menores. Outros fatores importantes que o instituto identifica é a faixa etária e a escolaridade das pessoas consultadas, expressos nos gráficos abaixo:
Edição do Infográfico: Briana Klaus
As manifestações que levaram grande número de pessoas às ruas chegaram até 700 mil no Rio de Janeiro e em São Paulo, deixando todos perplexos – políticos, imprensa, governos e analistas – com a proporção que as manifestações tomaram. Ações como essas não ocorriam desde 1992 com o impeachment do ex-presidente Collor, momento em que os jovens organizaram passeatas por diversas cidades do País, pintando o rosto em primeiro momento de preto em forma de protesto contra a corrupção e em manifestações seguintes, de verde e amarelo, com expectativa de êxito quanto ao impeachment. Logo foram identificados como o Movimento dos Caras-Pintadas por tomarem as ruas, surgindo os “Caras-Pintadas”.
Os atores sociais das manifestações de 2013 na maioria são jovens, se caracterizam em alguns lugares pelo rosto ou outra parte do corpo pintada, por vezes de preto e por outras de verde e amarelo em forma de denúncia e reivindicação. O levantamento feito pelo Instituto Methodus mostra que 49,2%, tinham até 24 anos e 32,4% tinham entre 25 a 39 anos. Embora o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tenha por definição que a população considerada jovem no Brasil seja formada por pessoas com idade entre 15 a 24 anos, podemos dizer que um número considerável dos manifestantes que foi às ruas são jovens e adultos com até 39 anos de idade e ensino superior.
A internet ganhou destaque nas manifestações ocorridas desde junho, não somente pela forma como se deu a veiculação das informações, mas pela maneira como foi manuseada para divulgar as ações nas diversas cidades, tanto do interior quanto das capitais.
...