TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencia

Monografias: Ciencia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 2

1) Repita a experiência que Milton Friedman realizou com o lápis, conforme vimos na contextualização: escolha um objeto que você usa cotidianamente, liste os elementos que o compõem, as respectivas origens, os personagens que tornaram a produção/existência desse objeto possível e explique com suas palavras como eles foram reunidos.

Um caderno universitário parece um algo muito simples, mas são necessárias muitas pessoas e matéria-prima para se obter esse produto: papel, tinta, espiral metálico. O papel produzido em grande fabrica necessitou de celulose retirada de arvores, muitas delas proveniente de reflorestamento. Para a obtenção de pinta são ressecarias pigmentos, resina, solvente e aditivos. O espiral, muitas vezes metálico, tem sua matéria-prima retirada na natureza e sofre um processo aplicado até adquirir a forma desejada. Todos esses matéria dependeram de pessoas (mão -de-obra) de diferentes partes do mundo com qualificações profissionais e cultura deferentes, resultando em um produto único. Tudo isso graças ao que chamamos de Globalização, encurtando distancias entre povos, culturas e mercados. Favorecendo o intercâmbio de produtos, matéria-prima e mão-de-obra pelo mundo todo e oferecendo produto de qualidade ao consumidor 

2) Cite e explique um efeito positivo e um efeito negativo da globalização no Brasil.

A globalização tem gerado duas tendências contraditórias. Se, de um lado, necessita de novos mercados consumidores, de outro consolida uma economia baseada em mão-de-obra barata (principalmente a dos países em desenvolvimento), reduzindo o poder de compra de grande parcela da população mundial. 

O ideal, já que o mundo é globalizado, seria integrar informações no mundo todo...Mas, há uma distribuição desigual e portanto, existe uma relação de exploração dos países pobres pelos países que dominam o poder tecnológico. 

Assim, muitos problemas sociais surgiram com a redução dos salários e a deterioração das condições de trabalho. A globalização tem aumentado a imigração de pessoas de países pobres para os países ricos, a economia informal e o sub-emprego expandiu-se com o aumento dos desempregados, principalmente nos países subdesenvolvidos, que ainda sofrem com a falta de escolas de ensino básico e ensino técnico de qualidade, com péssimos serviços de saúde, saneamento, segurança e assistência social. Um dos resultados mais visíveis desse processo de degradação é o aumento da violência, estampada diariamente nas televisões, jornais, revistas e à nossa volta. 

Resumindo: 

positivos: Permite usufruir do produto mais barato e serviço mais eficiente de cada país. 

Garante maior troca de informações com o mundo todo, permitindo as culturas evoluirem. 

Aumenta o fluxo comercial que, naturalmente, gera mais riqueza. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com