Ciencias
Exames: Ciencias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rayannebarbosa • 11/5/2014 • 446 Palavras (2 Páginas) • 410 Visualizações
O positivismo, conforme vimos nas aulas é a primeira corrente teórica sistematizada do pensamento sociológico. Propõe o controle sobre os fenômenos sociais, como se a sociedade fosse um experimento científico; Para os Positivistas, a sociedade seria como organismo, constituído de partes integradas e coesas e que funcionariam harmonicamente, segundo um modelo físico ou mecânico.
A principal crítica ao Positivismo (O Darwinismo Social) é a forma como eles buscam explicar o desenvolvimento das sociedades.
O Darwinismo Social parte da tese do princípio de que as sociedades se modificam e se desenvolvem num mesmo sentido; Passam de um estágio inferior para outro superior em que sobrevivem os organismos - sociedades e indivíduos - mais fortes e evoluídos.
O darwinismo social propõe a superioridade Cultural Européia em que as sociedades “adiantadas teriam por “Missão Civilizadora” da Europa, no período da invasão deveriam contribuir para retirar povos de seu estado primitivo para um nível
Civilizado. Esta concepção serviu de justificativa para o Imperialismo e Neo-colonialismo.
Oportuno lembrar que o Positivismo exerceu uma influência muito forte no Brasil, na segunda metade do século XIX, no momento da instauração da República. Por isso nossa bandeira expressa a máxima do Positivismo: Ordem e progresso.
Agora, considerando o que foi apresentado em aula e do exposto acima, leia este texto de Lê Bom, em sua obra “A Multidão”, escrito em 1895.
“Nossa exploração histórica deverá ficar quase unicamente reduzida à seleção ou à vanguarda da humanidade, compreendendo a maior parte da raça branca, ou as nações européias e até limitando-nos, para maior precisão, sobre os tempos modernos, aos povos da Europa Central.” .” (Curso de Filosofia positivista, apud AYALA, Francisco. História de la Sociología. P. 61)
1. Identifique as características do pensamento positivista presentes no texto de Le Bon. Sendo sua obra de 1895, época de grande mobilização popular de caráter revolucionário e nacionalista na Europa, como o autor qualifica esses movimentos coletivos?
Localize artigos de jornais, revistas, programas de rádio ou TV ou outros textos que contenham alguma descrição ou opinião sobre um acontecimento qualquer envolvendo atividades desempenhadas por multidões (comícios, desfiles, carnaval, procissões, paradas, saques, quebra-quebras, cultos, romarias espetáculos públicos, etc). Em que situações podem-se encontrar, hoje em dia, idéias parecidas com a de Le Bon?
Na sua opinião, a questão levantada por Le Bon é ainda atual ou superada? Por que? Explique e justifique.
As forças produtivas são os elementos que exercem na sociedade uma influência para modificar ou transformar a natureza, bem como produzir bens materiais. Compreendem os meios de produção e os homens que deles se utilizam a força de trabalho. Já por modo de produção capitalista corresponde uma relação social “entre duas classes”. Segundo Karl Marx, “... na produção social da sua vida, os homens entram em determinadas relações, necessárias
...