TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias

Trabalho Universitário: Ciencias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O transporte de cargas realiza-se através da movimentação das matérias primas necessárias ao processo produtivo ou dos produtos acabados ao longo dos canais de distribuição, até chegar ao consumidor final. Sua realização é determinante para o desenvolvimento de todas as atividades econômicas, possibilitando o acesso aos produtos e serviços necessários para a vida em sociedade. A movimentação de cargas, principalmente nas áreas urbanas, desperta o contínuo interesse da comunidade acadêmica em virtude das externalidades negativas (ambientais, mobilidade, econômicas e sociais) resultantes desta atividade, visando o entendimento de sua complexidade e a proposição de melhorias. Porém, em função das diferentes variáveis relacionadas ao transporte urbano de cargas, ainda são muitas as contribuições acadêmicas possíveis, tal como o estudo da temática com base na Geografia dos Transportes. Assim, o objetivo deste trabalho é contribuir com o entendimento das questões relacionadas ao transporte urbano de cargas, através de uma revisão bibliográfica sobre a logística aplicada na mobilidade urbana, rodoviária e de cargas.

DESENVOLVIMENTO

Análise dos fatores que afetam os meios de transporte

A logística corresponde à movimentação de bens e serviços de seus pontos de origem aos pontos de uso ou consumo. A atividade de transporte gera os fluxos físicos desses bens ou serviços ao longo dos canais de distribuição, e é responsável pelos movimentos de produtos, utilizando modalidades de transporte que ligam as unidades físicas de produção ou armazenagem até os pontos de compra ou consumo.

Dois são os parâmetros que influenciam as atividades de transporte: distância e tempo.

A distância corresponde ao trajeto percorrido entre os pontos de produção e de consumo; e tempo, ao tempo necessário para se percorrer a distância e disponibilizar o produto para consumo. O parâmetro tempo, totalmente dependente da distância, é muito importante em logística, uma vez que é determinante para a formação dos estoques, para o nível de serviço e, por conseguinte, para os custos derivados desses fatores.

As análises da logística de transporte têm demonstrado que a velocidade aliada ao componente preço tem sido a tendência na área de movimentação. Os transportes modais marítimos e aéreos apresentam uma agilidade maior e, por sua vez, estão ocupando espaços importantes. As ferrovias têm apresentado uma ligeira melhora, principalmente no Brasil, onde se espera mais das privatizações, já o transporte rodoviário tem crescido vertiginosamente.

Com essas tendências, a velocidade será uma das exigências deste novo milênio. Nesse aspecto, o transporte aéreo leva vantagem e é por isso que a indústria de aviões procura desenvolver equipamentos cada vez maiores a fim de conseguir a redução de preços nas tarifas de frete aéreo.

Mudanças nos modelos das organizações

A mudança no contexto industrial, passando de um modelo que enfocava a produtividade para um modelo de competitividade, exige que as organizações adotem formas diferentes de administração empresarial, com foco voltado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com