Ciencias sociais
Por: Michele Santos • 17/4/2015 • Resenha • 511 Palavras (3 Páginas) • 131 Visualizações
DICAS PARA FICHAMENTO DE TEXTOS
1.0. Resumo
Objetivo: reescrever o texto original da forma mais compacta.
O resumo deve manter-se completamente fiel ao texto integral, assim como a tradução ao texto original. Não se é permitido em hipótese alguma, lançar mão de subjetividades, emitir opiniões, juízos de valor e nem mesmo alterar a progressão original do texto. Por mais incoerente que essa possa parecer.
A elaboração de um resumo bem feito revela-se uma tarefa muito difícil. Prova disso é que fazer o resumo de um texto mal elaborado é algo praticamente impossível. Uma vez que, a redação bem feita é previamente estruturada (planejada) na forma de tópicos, posteriormente desenvolvidos no decorrer do texto.
2.0. Passos de elaboração do resumo:
O resumo bem feito exige, no mínimo, duas leituras do texto original e duas redações antes de sua finalização.
Na primeira leitura, faz-se uma vista geral do conteúdo, sem recorrer ao dicionário ou se prender a compreensão exata de termos complexos ou desconhecidos. O objetivo desta etapa é captar a idéia geral do texto, detectar o tema abordado pelo autor e principalmente perceber a estrutura do texto.
Numa segunda leitura, pode-se dividir o texto por parágrafos, por tópicos por “cenas” no sentido figurativo, por falas de personagens, ou qualquer outra estratégia que possibilite uma primeira redação. Uma síntese útil para a fiel progressão do texto. Esta estratégia deve aproximar-se o máximo possível da estrutura inicial, acima referida. Nesse segundo momento, já se deve recorrer ao dicionário e fazer análise mais profunda das idéias para a elaboração da primeira redação.
A primeira redação é constituída de “sínteses parciais”, idéias desconectadas, na forma de tópicos. Nesta fase ainda é comum à ocorrência de algumas transcrições sempre entre aspas.
Depois de compreendido e registrado sinteticamente na forma de tópicos, dar-se-á inicio à segunda redação. Trata-se do resumo propriamente dito. O novo texto surgirá da ligação entre as idéias destacadas, seguindo a mesma progressão e coerência originais do autor. Esta ligação será feita através dos recursos de linguagem que expressam coerência e coesão entre as idéias (então, pois, diante disso, logo, porém, mas, embora, não obstante, se, conquanto, etc. e, além disso, também, pronomes entre outros). Nesse ultimo momento deve-se evitar a utilização de aspas. Ou seja, o texto deve ser de sua autoria, pois resumo não é copia e nem colagem do texto original. O desafio consiste exatamente no interpretar, com o mínimo de subjetividade possível e reescrever.
3.0. Resenha
Objetivo: informar o leitor a respeito de determinado texto, filme ou acontecimento.
A resenha contém três momentos distintos:
1° parte – apresentam-se os dados técnicos, informações como datas, local de impressão, autor, numero de paginas, população, nacionalidade, tamanho da amostra da pesquisa entre outros.
2° parte – consiste numa redação de caráter descritivo, porém com finalidade específica. Faz-se um breve
...