Cinema E O Senso Comum
Trabalho Escolar: Cinema E O Senso Comum. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SonGoku • 3/12/2014 • 243 Palavras (1 Páginas) • 232 Visualizações
“Cinema é arte coletiva que fala para o coletivo”. (Nelson Pereira dos Santos)
É comum darmos todos créditos no mundo do cinema aos diretores, o que nos leva a desconsiderar o trabalho de toda uma equipe. Esse senso pode ser reforçado, por exemplo, pelas ideias do movimento Nouvelle Vague, que defendia a “política de autores”, onde a obra fílmica é arte única, uma expressão pessoal. Mas a essência da individualização de uma obra coletiva é antiga, na Hollywood clássica era a vez dos produtores. Apesar de termos diversos prêmios para diversas áreas cinematográficas, o público em geral não as reconhece, sendo lembrado apenas os grandes atores e diretores, com raras exceções.
Ainda em relação autoral, podemos abordar a misteriosa origem do cinema. Mito difundido que a primeira sessão de cinema foi realizada no dia 28 de dezembro de 1895 pelos irmãos Louis e Auguste Lumière, em Paris. Os alemães devem discordar quanto a isso, defendendo que, em novembro de 1895, em Berlim, os irmãos Max e Emil Skladanowsky, fizeram de fato, a primeira exibição. É tendencioso o senso de pessoas de diferentes países, pois são convicções de determinadas culturas, cabe aos pesquisadores confirmar a veracidade dos relatos.
Outra maneira de abordar o tema: o cinema comercial direcionado às massas é baseado em uma série de valores e expectativas do público em geral. Para conquistar o público esse cinema trabalha com o senso comum.
Referência: Mascarello, Fernando (org.). História do Cinema Mundial. São Paulo: Papirus, 2012.
...