Civél 1
Resenha: Civél 1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dennervieiraaa • 9/6/2014 • Resenha • 886 Palavras (4 Páginas) • 320 Visualizações
própria do indivíduo o direito pode mudar de titular. Engloba tanto o conceito de intransmissibilidade como o de irrenunciabilidade.
Irrenunciabilidade: Não podem ser abdicados. Razões de ordem pública impõe o reconhecimento dessa característica.
Intransmissibilidade: Não permite a cessão do direito de um sujeito para outro. Trata-se de limitação excepcional da regra de possibilidade de alteração do sujeito nas relações genéricas de direito privado.
Excepcionalmente pode-se admitir a transmissibilidade de alguns poderes ínsitos a certos direitos da personalidade.
Imprescritibilidade: Inexiste prazo para o seu exercício. Refere-se aos efeitos do tempo para a aquisição e extinção de direitos.
Essa característica não se confunde com a prescritibilidade da pretensão de reparação por eventual violação a um direito da personalidade(CC-02, Art.206, §3º, V).
Impenhorabilidade: Há direitos que possuem manifestação patrimonial e extrapatrimonial ao mesmo tempo. Temos como exemplo o direito à imagem. É possível penhorar a parte patrimonial do direito a imagem(cessão de uso), mas não se poderá penhorar a parte extrapatrimonial, pois o direito em sí é intransmissível.
Excepcionalmente pode-se admitir a transmissibilidade de alguns poderes(cessao de uso, p.ex.) ínsitos a certos direitos da personalidade.
Vitaliciedade: Inatos e permanentes acompanham o indivídio desde primeira manifestação de vida até o seu perecimento, chegando a alcançar o post mortem.
01.c) Pesquise e imprima
uma decisão judicial que acolheu e uma que rejeitou pedidos de indenização por Danos Morais e anexe ao presente trabalho.
Em ambas as hipóteses, marque no texto e indique em folha apartada qual o direito da personalidade lesado e apontado pelo Autor da ação que motivou o pedido de indenização.
Explique porque o pedido foi acolhido ou rejeitado e aponte quais os fundamentos de ambas as decisões.
No caso da decisão que acolheu o pedido, marque no texto e indique em folha apartada o valor da condenação arbitrado pelo juiz ou tribunal, a título de danos morais, apontando, inclusive os critérios que levaram a fixação do quantum.
02.a) Conceitue pessoa jurídica de direito privado e indique o momento em que esta adquire personalidade jurídica;
Mediante art. 44 CC, As pessoas jurídicas de direito privado são “I Associações, II – As Sociedades, III – as Fundações, IV – Organizações Políticas, v – os partidos políticos”, lembrando que as empresas de Direito privado, a sua existência legal se dá no registro no devido órgão competente. Apenas as Sociedades buscam o lucro, e o lucro obtido serão reinvestidos entre os sócios, as sociedades podem ser Empresariais ou Simples, as empresarias seu registro deve ser feito na Junta Comercial e as Simples em qualquer Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas. . Sobre a responsabilidade civil das empresas, ela é diferente, há duas maneiras que é a contratual (mediante prova) e a Legal (objetiva) seguidos dos art. 186/187 e 927, que fala
de responsabilidade civil e atos ilícitos, que deve reparar o dano causado outrem, e a empresa também será responsabilizada.
Associação é a união de várias pessoas que se organizem para fins não econômicos, a exemplo de associações religiosas, culturais. As Sociedades elas podem ser Simples (Sociedades LTDA) e Empresariais (Sociedades Anônimas), no caso de sociedades LTDA, qualquer empresa criada através da vontade de duas ou mais pessoas e for criado o devido registro, já as sociedades ANÔNIMAS, no caso o BB, empresa sociedade anônima tem capital do governo e privado. As Fundações todo seu patrimônio deverá ser utilizada para um devido
...