Ciência, Tecnologia, Sociedade E Ambiente
Dissertações: Ciência, Tecnologia, Sociedade E Ambiente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rap1988 • 31/8/2014 • 455 Palavras (2 Páginas) • 582 Visualizações
Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo nos auxiliar no entendimento das definições de ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, como se relacionam e qual seu impacto. O mesmo faz parte do método avaliativo do primeiro semestre da disciplina Introdução a Engenharia do curso de Engenharia Civil do Univag. Para isso utilizarei de pesquisas em livros e sites da internet.
RESUMO
A ciência e a tecnologia influenciam e modificam a nossa interpretação, a forma como pensamos e nos comportamos, os nossos desejos individuais e a nossa cultura.
Na medida em que o impacto dos desenvolvimentos cientifico e tecnológico se ampliam sobre o ambiente e sobre a vida dos indivíduos e das sociedades, questões sociais e éticas surgem e apelam para tomadas de decisão que não se restringem apenas a exclusivamente às comunidades científica e tecnológica.
DESENVOLVIMENTO
Embora apresentem algumas semelhanças nos campos ideológico, ético, sociológico, histórico, político, econômico e humanístico é possível considerar que os conhecimentos cientifico e tecnológico diferem em termos de intenções: enquanto a ciência é orientada pelo desejo de explicar, evoluindo principalmente no sentido da abstração e da teoria, a tecnologia se orienta pelo desejo de produzir e fabricar, na busca pela concretização.
O que diferencia o conhecimento cientifico do tecnológico, de uma maneira geral, é que enquanto um prioriza a compreensão do mundo, o outro visa satisfazer as necessidades humanas concentrando-se na ação e na transformação de seus artefatos.
Tendo esclarecido algumas semelhanças e diferenças entre ciência e tecnologia, surge a questão: como ciência e tecnologia estão relacionadas? Existem resumidamente, duas linhas de pensamento: uma que vê a tecnologia como a aplicação da ciência, e outra que vê a tecnologia como precursora da ciência, no sentido de que a ultima surge e se modifica apenas a partir do avanço da primeira.
Praia e Cachapuz (2005) acreditam que os esforços de uma são necessários a outra. Cientistas e tecnólogos são grupos de pessoas que aprendem uns com os outros e as inovações nascem da sua interação social. Assim como os conhecimentos e as competências da ciência servem de instrumentos intelectuais à tecnologia, o uso das tecnologias também serve de instrumento material à ciência.
Em outras palavras, não podemos tratar, nos tempos atuais, ciência e tecnologia como entidades separadas, pois estão intimamente imbricadas a ponto de serem reconhecidas como uma nova forma – a chamada tecnociência, fenômeno irreversível e responsável pela construção e consequente mudança social. Os avanços científicos e a necessidade de contemplar os anseios de uma sociedade em movimento orientam os vieses desse fenômeno.
ENTRETANTO, HAVIA UMA EXCESSIVA PREOCUPAÇÃO COM ASPECTOS DESCRITIVOS...
http://www.significados.com.br/ciencia/
http://www.significados.com.br/tecnologia-2/
http://www.significados.com.br/sociedade/
...