Ciências Política
Trabalho Universitário: Ciências Política. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: matheuskz • 9/9/2014 • 934 Palavras (4 Páginas) • 280 Visualizações
1) Nesta unidade conceitos importantes e básicos da Ciência Política são apresentados e discutidos. Dentre eles destacam-se as noções de poder, de política, de legitimidade, autoridade e dominação. Para aprofundar um pouco mais e auxiliar no entendimento destas definições leia atentamente, além da Unidade 1 do Guia de Estudos, o capítulo de Reinaldo Dias “A questão do poder” do livro “Ciência Política” (2008) páginas 28 a 43.
A partir da leitura destes materiais, vamos organizar e formalizar o conhecimento e as definições mais importantes que devem ser apreendidas neste momento como base para o que discutiremos ao longo da disciplina. Para isso, elabore, individualmente, uma definição dos seguintes conceitos:
a) O que é poder para os autores clássicos e modernos? Qual é a principal diferença entre estas concepções? Destaque e explique os quatro elementos do poder presentes em cada um deles e suas respectivas ênfases.
b) Qual é a especificidade do poder político na concepção moderna? Ou seja, o que diferencia o poder político dos demais?
c) O que é o poder LEGÍTIMO para Max Weber?
d) Para Weber, como é definida a dominação e quais são os tipos de dominação legítima?
A) O poder na tipologia clássica é enfatizado pelo poder paterno que é exercido pelo pai sobre o filho no interesse do filho, o poder despótico exercido pelo senhor sobre o escravo no interesse do senhor é o poder político exercido pelos governantes sobre os governados no interesse de ambos, tratando-se das formas corretas de Governo. Nas demais, o característico é que o poder seja exercido em benefício dos governantes.
O poder na tipologia moderna consiste no poder econômico, ideológico e político, aonde se fundamenta no domínio do instrumento através da força física, sendo o uso ou ameaça do uso da força, a influência sobre idéias formuladas ou condições financeiras o meio principal para obter e exercer o poder.
A diferença entre as concepções de poderes é que a clássica define o poder como o exercício e sua influência sobre o comportamento das pessoas, sempre na relação sujeito e objeto. A moderna trata o poder como forma autoritária e de imposição através da força física, sendo o domínio exercido sobre o individuo.
O sujeito que pode ser um individuo, um grupo ou organização que exerce o poder, o objeto que pode ser um individuo um grupo ou uma organização sobre a qual o poder é exercício, ou o meio poder ser um bem ou um recurso que o sujeito utiliza para exercer poder sobre o objeto e o fim que é o objeto ou finalidade com que o poder é exercido pelo sujeito sobre o objeto são os quatro elementos que supõem o poder
A tipologia clássica define a forma de poder de acordo com os fins, enquanto a tipologia moderna o define conforme os meios.
B) O poder político, detém a exclusividade do uso da força em relação à totalidade dos grupos sob sua influência, o estado se diferencia daquelas pela legitimidade com que se encontra investido para exercer, exclusivamente e em última instância, a força física sobre todos os indivíduos de uma sociedade.
C) Para Max Weber a forma mais pura de poder legal é a burocracia, que pressupõe a submissão as normas e regras, atribuindo legitimidade aos mecanismos burocráticos, parlamentares ou ciência que as formularam, sendo assim, neste tipo de dominação, a obediência, assim como o direito governativo, são conseguidos, não em virtude do direito próprio, mas sim por meio de regra estatutária.
D)
...