Ciências sociais e sua representação na sociedade
Tese: Ciências sociais e sua representação na sociedade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Valdeval • 24/3/2014 • Tese • 3.578 Palavras (15 Páginas) • 209 Visualizações
Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação a Distância
Curso de Administração
Pólo Paraty / RJ
ATPS de Ciências Sociais
Ciências Sociais e Sua Representação na Sociedade
Tutora a Distância: Professora Ma. Mariciane Mores Nunes
Benedita de Jesus Braga RA 447192
Cristiano de Oliveira RA 447091
Glaidson Morais RA 7928693230
Josinei da Silva RA 7983710595
Luana Ramos B. de Andrade RA 446025
Valdeval A. Santos RA 7983713385
Bruno F. O. Osório RA 8347783354
Paraty, novembro 2013
Sumário
1. Introdução ............................................................................................................. 4
2. Cultura, Indivíduo e Sociedade ............................................................................ 5
2.1 A Construção Social da Realidade .................................................................... 6
3. Resumo do Filme "A Classe Operária Vai ao Paraíso" ........................................ 8
3.1 Quais interações sociais são existentes no cotidiano da sociedade atual ............ 9
4. Problemas e situações cotidianas de desigualdade social ................................... 11
4.1 Assistir aos documentários Ilha das Flores e Bumbando! ................................. 11
4.2 Diferenças Sociais ............................................................................................. 12
5. O Meio Ambiente e sua Exploração ................................................................... 13
5.1 Pajerama ............................................................................................................ 13
6. Conclusão ............................................................................................................ 14
7. Bibliografia ........................................................................................................... 14
1. Introdução
Sociologia no cotidiano: o indivíduo em sociedade e sua interação como outros povos, culturas,adaptações, suas diferentes identidades, diferenciando uns dos outros.
Indivíduos ,esses que, em sociedade encontram desigualdades sociais (miséria,desemprego, violência).
Eles que também presenciam,participam para a degradação do meio ambiente, que segundo o “homem” é para o progresso do país. Será?
2. Cultura, Indivíduo e Sociedade
Cultura: Conjunto dos conhecimentos adquiridos; a instrução, o saber. Na Sociologia é o conjunto das estruturas sociais, religiosas – das manifestações intelectuais, artísticas etc – que caracteriza uma sociedade: a cultura inca; a cultura helenística.
1. Aplicação do espírito a uma coisa: a cultura das ciências;
2. Desenvolvimento das faculdades naturais: a cultura do espírito;
3. Apuro, elegância: a cultura do estilo;
4. Cultura de massa: conjunto dos fatores ideológicos comuns a um grupo de pessoas consideradas fora das distinções de estrutura social e difundidos em seu seio meio de técnicas industriais.
Cultura, em Roma, na língua latina, seu antepassado tinha o sentido de “agricultura”. É também associada, a altas formas de manifestação artística e/ou técnica da humanidade, como a música erudita europeia. Por ter sido fortemente associada ao conceito de civilização no século XVIII, a cultura muitas vezes se confunde com noções de: desenvolvimento, educação, bons costumes, etiqueta e comportamentos de elite. Essa confusão entre cultura e civilização foi comum, sobretudo, na França e na Inglaterra dos séculos XVIII e XIX, onde cultura se referia a um ideal de elite, possibilitando o surgimento da “cultura erudita” e “cultura popular”.
Indivíduo: Todo ser, animal ou vegetal, em relação à sua espécie: o gênero, a espécie e o indivíduo. Pessoa considerada isoladamente, em relação a uma coletividade; pessoa indeterminada de que se fala com desprezo: Quem é esse indivíduo?
A palavra indivíduo habitualmente descreve qualquer coisa numericamente singular, embora por vezes se refira especificamente a “uma pessoa”.
No cotidiano, um indivíduo é uma coleção de pensamentos e feitos que é considerada uma entidade. Várias pessoas consideram um indivíduo responsável por suas ações.
Sociedade: Reunião de homens e/ou animais que vivem em grupos organizados; conjunto de membros de uma coletividade subordinados às mesmas leis ou preceitos.
Cada um dos diversos estágios da evolução da espécie humana: sociedade primitiva, feudal, capitalista; união de várias pessoas que acatam um estatuto ou regulamento comum: sociedade cultural.
Em sociologia, uma sociedade é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si construindo uma comunidade.
Sociedade é um grupo de indivíduo que
...