Classificação do CMV
Projeto de pesquisa: Classificação do CMV. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 211187 • 29/5/2014 • Projeto de pesquisa • 1.701 Palavras (7 Páginas) • 284 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Ciências Contábeis
Análise de Investimentos
Análise de um Projeto de Investimento
Tutor Presencial: João Anderson Pereira
Professor AED: Me Jefferson Dias
Acadêmicos
Edilberto Guimarães Rodrigues RA 394181
Gizelli Araujo Peixoto RA 371237
Janaina Costa de Oliveira RA 397740
Jelson Pereira Chaves RA 376909
Tucuruí-PA
2014
Sumário
Introdução...................................................................................................05
1. Investimentos.........................................................................................06
2. Classificação da CMV............................................................................07
3. Empresa.................................................................................................09
4. Fluxo de Caixa......................................................................................10
5. Payback...............................................................................................11
6. VPL.....................................................................................................11
7. TIR.......................................................................................................12
8. Inflação................................................................................................14
9. Depreciação.........................................................................................16
10. Imposto de Renda..................................................................................17
11.Considerações Finais............................................................................22
12. Bibliografias........................................................................................23
Introdução
A geração de riqueza é a base dos motivos que levam pessoas a realizarem investimentos, buscando um retorno lucrativo e sustentável.
Para que haja a criação de valor ou riqueza os retornos destesinvestimentos deverão ser superiores ao custo dos capitais neles empregados, fazendo com que os valores líquidos dos resultados sejam positivos, agregando riqueza para o investidor e para o próprio investimento.
O custo do capital empregado em cada investimento leva em consideração o risco financeiro e econômico que está envolvido na incerteza de cada projeto e das formas de financiamento utilizadas.
Fatores como o alto custo do capital, a escassez de recursos, no seusentido mais amplo e a busca pela rentabilidade e geração de riqueza são preponderantes pra que investimentos realizados sejam previamente analisados e mensurados exaustivamente, prevenindo fracassos, perda financeira e patrimonial, tanto dos projetos quanto dos agentes investidores.
A análise econômica, rígida e criteriosa, de um projeto de investimento ébase para sua realização, prevenindo empirismos causadores de fracassos imediatos. Pontos como custo do capital, custos operacionais, preços, rentabilidade, margens, oportunidades, volumes operados, taxas de risco, taxas de atratividade são alguns itens indispensáveis a uma boa avaliação, que visa diminuir as incertezas e a maximizar a criação de valor para investidores, sociedade e para a perpetuação do projeto realizado.
Esta análise é passível de ser elaborada segundo diversos enfoques,revertendo-se em vários indicadores que demonstram a viabilidade ou não de cada investimento. Indicadores como Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR) e Payback Descontado são utilizados nestas análises, visando, demonstrar a viabilidade de um único investimento ou, através da comparação, demonstrar qual entre dois ou mais investimentos será o de melhor retorno ou de retorno mais rápido.
Investimento
Investimento é a aplicação de algum tipo de recurso com a expectativa de receber um retorno futuro superior ao aplicado. Este valor futuro deve ser compensar a perda de uso do recurso aplicado durante o período de aplicação (juros ou lucros, em geral ao longo prazo). Desta forma, investimento aplica-se tanto à compra de máquinas, equipamentos e imóveis para a instalação de unidades produtivas como à compra de títulos financeiros (letras de câmbio, ). Nesses termos, investimento é toda aplicação com expectativa de lucro.
Em sentido estrito, em economia, investimento significa a aplicação de capital em meios que levam ao crescimento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, meios de transporte) ou seja, em bens de capital.
Investimento bruto: corresponde aos gastos realizados com bens de capital (máquinas e equipamentos) e formação de estoques.
Investimento líquido: exclui as despesas manutenção e reposição de peças, equipamentos, e instalações depreciadas pelo uso. Está diretamente ligado á ampliação da capacidade produtividade mede com mais precisão o crescimento da economia.
Fundos Abertos:É permitida a entrada de novos cotistas ou o aumento da participação dos antigos por meio de novos investimentos, assim como é permitida a saída de cotistas, por meio do resgates de cotas,
...