Competencias Profissonais
Ensaios: Competencias Profissonais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: NaianNogueira • 16/11/2013 • 1.213 Palavras (5 Páginas) • 214 Visualizações
SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: COMPETENCIAS PROFISSIONAIS
CASA NOVA – BA
2013
ACADEMICAS
CARLA BEATRIZ RODRIGUES SOUZA - 281032
EIDE NAIA NOGUEIRA SILVA - 280934
FERNANDA SANTOS -280941
LUANA LIMA ROCHA – 280942
MONA MIRELLA NOGUEIRA DA SILVA - 280939
CASA NOVA – BA
2013
RELATORIO
INTRODUÇÃO
I - IDENTIFICAÇÃO
O atual relatório tem como alvo refletir o método de desenvolvimento da participação social no campo da política de assistência social, as comprovações aqui contidas trouxeram como universo empírico a participação de uma Assistente Social do Município de Casa Nova.
Compreendemos que foi através da concepção e funcionamento dos Conselhos de fiscalização das profissões no Brasil têm raiz nos anos 1950, bem como o Estado regulamentam carreiras e ofícios considerados liberais, nesse patamar processual, os Conselhos têm atitude basicamente corporativo, com colocação controladora e burocrática, são institutos sem autonomia, designadas para desempenharem o controle político do Estado sobre os profissionais, num argumento de intensa regulação estatal sobre o aprendizado do trabalho. O Serviço Social foi uma das primeiras profissões da área social a ter consentida sua lei de regulamentação profissional, a Lei 3252 de 27 de agosto de 1957, posteriormente regulamentada pelo Decreto 994 de 15 de maio de 19621.
Constituiu esse decreto que decidiu, em seu artigo 6º, que a disciplina e fiscalização do exercício profissional competiriam ao Conselho Federal de Assistentes Sociais (CFAS) e aos Conselhos Regionais de Assistentes Sociais (CRAS).
O assistente social arranja de seu dia-a-dia um atuar empenhado com a universalização do ingresso aos direitos, focando a legitimação social da profissão, contudo é na justificação da execução dos direitos que os assistentes sociais são adequados para criar aberturas estratégicas, tendendo à construção de vias de equidade, trazendo claro que no modo de produção capitalista a cidadania passar a existir de maneira camuflada e contestadora.
A exata cidadania está conectada a universalização do acesso, equidade, justiça social e políticas sociais como direito, o código de ética é ressaltante para todos os assistentes sociais, não oponentes as suas colocações profissionais, áreas de trabalho ou as populações que transportam os valores e princípios que norteiam nosso código de ética competem à trajetória histórica das lutas sociais, conglomerando o conjunto das manifestações e ocasiões em que a liberdade, a revolução, a justiça social, entre outros foram acastelados e objetivados como valores e técnicas.
II – ORGANIZAÇÃO
2.1 – Identificação da Instituição
Assistência Social no Município de Casa Nova/BA
2.2 - Definição e Apreciação da Realidade da Organização
Esse anexo de aparelhos legais compõe o alicerce estruturante da fiscalização do exercício profissional, daí a seriedade de sua modernização para amparar a Política Nacional de Fiscalização abocada com o original projeto profissional, afinar-se com as ambições democráticas dos profissionais e seus usuários, a partir dessa ótica, o Adjacente redimensiona a percepção de fiscalização, abarcando a sua centralidade como linha articuladora das extensões política, formativa e normativa.
A vistoria incide a ter o modo de instrumento de peleja capaz de politizar, organizar e mobilizar a categoria na alegação do seu ambiente de atuação profissional e defesa dos direitos sociais.
Cessa que esteja plausível ao assistente social fortalecer seus ambientes de atuação profissional na atualidade é cogente um exercício da interdisciplinaridade, alcançada como uma probabilidade no exercício profissional, em que os valores conjuntos sejam ajustados em prol da população usufrutuária, onde seja possível desnudar a alma dos profissionais de preconceitos e despertá-los para intervir de feitio consistente, crítica, competente e, sobretudo, coletiva e propositiva.
2.4- Imputações e Capacidades do Assistente Social
• Concretizar pesquisas e estudos para conhecimento da realidade social;
• Consumação de vistorias, perícias técnicas e laudos e pareceres sociais;
• Proporcionar orientação social a indivíduos, grupos e população;
• Preparação de provas e presidir e compor bancas examinadoras de concursos de seleção para Assistente Social.
• Preparar, classificar, executar e avaliar plano, programas e projetos na área do Serviço Social;
• Assessoria e consultoria aos órgãos da administração pública, direta e indireta, empresas privadas, ONGs e movimentos sociais;
2.5 - A Experiência do Aprendizado Teórico-metodológico Articulado à Prática do Serviço Social.
O que faz o Assistente Social?
- Norteia sujeitos e grupos, auxiliando na identificação de recursos e adequando o acesso aos mesmos;
- Concretiza estudos e pesquisas para avaliar a realidade e emitir parecer social e propor medidas e políticas sociais;
- Proporciona assistência e consultoria a instituições públicas e privadas e a movimentos sociais;
...