Concepção De Karl Marx
Artigo: Concepção De Karl Marx. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: heversoncafe • 13/3/2014 • 213 Palavras (1 Páginas) • 268 Visualizações
Exercício Avaliativo.
SOCIEDADE E CULTURA
Possibilidade de mudança social sob a ótica de Karl Marx.
“Os homens fazem sua história, mas não a fazem como querem, não a fazem sob circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado”. (MARX, Karl. O 18 Brumário de Luís Bonaparte. São Paulo: Abril Cultural, 1974, p. 335).
ANALISE a concepção de Marx sobre a relação entre o homem e a história e a possibilidade de mudança social.
Ele defendia a idéia de que a classe trabalhadora deveria unir-se com o propósito de derrubar os capitalistas e aniquilar de vez a característica abusiva deste sistema que, segundo ele, era o maior responsável pelas crises que se viam cada vez mais intensificadas pelas grandes diferenças sociais. Essa teoria que mobilizou comunistas no mundo inteiro, foi a de que os empregados poderiam se apropriar dos lucros que vão para os patrões. Para isso se justificava se apossar de todos os meios de produção, inclusive eliminando os empresários. Marx considerava que o lucro dos patrões era a ``mais valia`` e que isso deveria ficar com os empregados. A idéia prosperou porque existia indústrias já instaladas, pois se fosse divulgada na África, por exemplo, onde não havia empresas nem empresários, não haveria ninguém para ser espoliado.
...