Conciência Ética
Artigo: Conciência Ética. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nararubia • 22/9/2013 • 611 Palavras (3 Páginas) • 391 Visualizações
Consciência Ética
Empresa sem alma
Características: Obsolescência organizacional, desmotivação humana, autoritarismos, falta de liberdade para criar e decidir e individualismo.
"Mau é mais forte que bom", pessoas e eventos negativos colocam um peso desproporcionalmente grande em nossos estados de espírito, bem-estar, saúde física e relacionamentos. A maldade generalizada não apenas danifica as pessoas, aumenta os custos e mina o desempenho, ao expulsar bons funcionários.
As pessoas reagem a chefes e colegas de trabalho mal-educados e desrespeitosos declarando-se doentes com maior frequência, fazendo menos sugestões, trabalhando menos e executando trabalho de menor qualidade.
Uma pessoa desagradável pode derrubar um grupo inteiro
Se você trabalha em um local negativo, o melhor que pode fazer é escapar, siga a estratégia que a Ruth recebeu de um guia de rafting: se você cair do bote, não lute contra a corredeira. Confie no seu colete salva-vidas e flutue com os pés para frente. “Se você for atirada contra as rochas, pode usar os pés para se proteger e empurrar”.
Para evitar que os funcionários saiam como Ruth fez, os chefes e suas organizações podem achar que é mais importante eliminar o negativo do que acentuar o positivo. Pesquisas sugerem que se você liderar um grupo onde a malícia é generalizada deve começar reformando as más influências e, se necessário, expulsando-as. Se um local de trabalho está mergulhado na maldade, há probabilidade de que o chefe mereça parte da culpa, mas não perceba isso. As pessoas que detêm o poder não têm ideia do que é trabalhar com elas, e como suas fraquezas prejudicam o desempenho. Por isso, digo aos chefes: se lidera um grupo infestado de imbecis, dê uma boa olhada no espelho.
O mundo globalizado capitalista em que vivemos e na busca incessante pelo lucro, estimulou um modelo organizacional de desvalorização humana, que gera desemprego e injustiça social. Esse modelo está sendo questionado e já existe uma "terceira força (pós-capitalista e pós-socialista), que está se esboçando firmemente, com ondas de espiritualidade e proeminência da consciência ética também chamada de modelo organizacional holístico.
Nossas práticas da ética nas organizações – como manifestação da cultura ética, em formação vem se caracterizando por iniciativas concretas como: novas filosofia empresarial; comitê e auditorias de ética; credo; diretrizes éticas;promoções educacionais e balanço social. Para que essas práticas tenham um verdadeiro sentido ético, é de fundamental importância que se apõem nas atitudes dos dirigentes.
Empresa com alma.
Características: Cultura em renovação continua descentralização de poder, valorização do ser humano e competências.
• Ser ético, como atitude de gestão significa reconhecer e respeitar as necessidades pessoais e humanas em todos os sentidos dentro da organização.
• Ser ético no comportamento de gestor significa abrir espaço para comunicação recíproca, abrir espaço para contribuição criativa delegando responsabilidades, recompensar e comemorar o bom desempenho.
Nas novas praticas da ética na organização destaca-se também a responsabilidade social e voluntariado.
A responsabilidade social é uma exigência básica para a atitude e para o comportamento ético, por meio de práticas que demonstrem que a empresa possui uma alma, cuja preservação implica solidariedade
...