Considerações gerais sobre a instituição proposta
Seminário: Considerações gerais sobre a instituição proposta. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: glic • 10/10/2014 • Seminário • 472 Palavras (2 Páginas) • 291 Visualizações
Considerações gerais sobre a Instituição Proponente
O Centro de Referência e Apoio a Mulher atua na cidade de Campinas com o objetivo de atendimento, prevenção e combate à violência contra a Mulher, nas questões de gênero, trabalhando para o rompimento dos ciclos de violência e vendo a Mulher como capaz de ser autônoma e protagonista de sua própria história.
Realiza um trabalho de prevenção através das oficinas descentralizadas nos bairros, ampliando o atendimento à população, contribuindo para o fortalecimento e combate a violência contra a mulher.
Tem como público-alvo a mulher, em situação de violência de gênero, bem como sua família, que provém das diversas regiões da cidade de Campinas.
No município de Campinas, o Centro de Referência e Apoio à Mulher, está vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania,Assistência e Inclusão Social, e portanto, segue também diretrizes da Política Nacional de Assistência Social e do Sistema Único da Assistência Social ( SUAS) e oferta ações de Proteção Social Especial de Média Complexidade, na área social, psicológica, psicossocial e orientação jurídica.
Suas principais atividades são:
a) Atendimento psicológico, social, psicossocial e orientação jurídica individual, ao grupo familiar e em grupo às mulheres encaminhadas pela rede de serviços e através de demanda espontânea
b) Realização de Oficinas com as mulheres na sede do Ceamo sobre relações de gênero e violência.
c) Realização de oficinas nos territórios de maior vulnerabilidade do município, especialmente nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), para conscientização, prevenção e combate à violência. Temas abordados, de acordo com a demanda do grupo: Direitos da Mulher, Violência de Gênero, Direitos Sociais entre outros, atingindo mulheres moradoras dos diversos bairros de Campinas, realizadas em conjunto com a rede socioassistencial.
d) Participação das usuárias na avaliação anual e planejamento do Serviço.
e) Parceria com serviços da rede municipal, e ONG's que trabalham com mulheres vítimas da violência doméstica;
f)Participação dos técnicos do Serviço em reuniões com a rede de atendimento à mulher, para discussão de casos, fluxos do atendimento e definição de parecer técnico
g) Participação da equipe em Seminários, Conferências e atividades referentes à questão da mulher, à Assistência Social, aos Direitos da Criança e Adolescente, LGBT e outros
h) Participação na rede do Programa Iluminar Campinas, no cuidado com mulheres e meninas, vítimas de violência sexual e do SIS-Nov (Sistema de Notificação de Violência - www.campinas.sp.gov.br – link Secretaria de Saúde/SISNOV), respeitando as leis municipal e federal para notificação compulsória de violência.
i) Recepção , acolhida e troca de experiências com profissionais de serviços que atendem as mulheres em outros municípios, encaminhados pela rede do Programa Iluminar.
j) Atendimento a graduando dos diversos cursos, encaminhados pelas Universidades ou por iniciativa do próprio estudante, disponibilizando informações sobre o Serviço.
k) Capacitação
...