Contabeis
Dissertações: Contabeis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Leila425 • 14/10/2013 • 260 Palavras (2 Páginas) • 388 Visualizações
É um livro sistemático no qual se controla a movimentação de cada conta individualmente, sendo transcritos registros de débitos e créditos da conta no Diário. O Razão é considerado livro facultativo pela legislação comercial, tendo sido tornado obrigatório para as empresas tributadas com base no lucro real, pelas Leis nº 8.218/91 e nº 8.383/91, portanto sob amparo da legislação fiscal. Passou a ser de escrituração obrigatória e permanente, após a Resolução CFC nº 563/83. Sendo assim, podemos dizer que, de acordo com o Código Civil, o único livro obrigatório é o Diário. Porém, outras normas tornaram a escrituração do Livro Razão obrigatória, devido à sua importância à entidade.
Comparando os dois principais livros da Contabilidade, podemos observar que no livro RAZÃO acompanhamos as alterações ocorridas em uma determinada conta, ISOLADAMENTE, evidenciando sempre o saldo de cada uma delas. Já o livro DIÁRIO, registra o fato completo, indicando as modificações sofridas por todas as contas envolvidas em um determinado lançamento.
O livro Razão, em que fazemos a classificação de cada partida dos lançamentos por conta, também tem diversas formas, cada entidade utiliza o modelo que mais se ajusta à sua realidade de controle patrimonial. A palavra Livro hoje é um respeito ao passado, quando realmente o livro Razão era feito em tal instrumento. Hoje, todavia, além dos Razões serem elaborados via computador e possuírem a evidenciação direta em terminais de vídeo (Razão on-line), o sistema mais usado é o de fichas, substituindo as folhas do livro. Assim, para cada conta é aberta uma ficha para controle do seu saldo e de sua movimentação.
...