Contabeis
Artigo: Contabeis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: seldagomes1980 • 27/3/2015 • 404 Palavras (2 Páginas) • 244 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
No cenário do mundo atual, observa-se cada vez mais que para sobreviver na arena dos negócios empresarias o mercado busca profissionais qualificados e com visão difusa para gerir os processos. O orçamento vem agregar informações rápidas e eficientes. Mesmo que sua implantação seja complexa ele pode trazer benefícios que contribuirão para reduzir a margem de erro, a redundância de informações e a maximização de lucros da empresa.
Este trabalho nos leva a discutir a gestão financeira e orçamento empresarial, noções de atuária e direito empresarial. É fazendo um olhar para esse eixo que percebe-se a importância o papel que o orçamento empresarial tem em uma organização, bem como os erros que muitos gestores têm feito com relação a sua real aplicação.
Para lograr o objetivo proposto, foi realizado uma busca de periódicos científicos e livros de publicação nacional. O período analisado compreende os anos de 2009 a 2012, buscou-se textos completos e o idioma foi português. Para a busca, foi utilizado os descritores que abordaram o objetivo proposto.
2 GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
2.1 CONCEITO DE GESTÃO FINANCEIRA
A gestão financeira de uma empresa deve envolver um conjunto de ações e procedimentos administrativos que visam maximizar o s resultados econômico-financeiros através da eficiência operacional e do controle das atividades financeiras. E isso não é tarefa fácil, por isso que o gestor deve se municiar de todas as ferramentas disponíveis que lhe auxiliem nessa tarefa.
Com o grande número de empresas que fracassam em suas operações por problemas financeiros, fica claro que o planejamento e controle financeiro são fundamentais para a sustentabilidade e crescimento de todas as organizações.
Empresas de pequeno e médio porte estão mais suscetíveis a tais problemas, visto que as tarefas e responsabilidades são geridas por poucas pessoas e o volume de recursos pode ser mais escasso. Essas dificuldades financeiras podem estar associadas à falta de um planejamento e controle operacional e pela não utilização
de ferramentas administrativas.
O planejamento financeiro também não pode ser desconexo do resto da organização, seu propósito fundamental deve ser o de dar vida à estratégia da organização. Muitas empresas ainda geram o seu planejamento como um número apenas, baseado em um incremento sobre o ano anterior, com pouca ou nenhuma ligação com as definições estratégicas para o futuro da empresa.
Halloran (1994), relata que embora as projeções financeiras sejam apenas uma estimativa, elas tornam-se mais concretas à medida que você colhe um número maior de informações.
...