TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Gerencial

Exames: Contabilidade Gerencial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 5

Em um texto dissertativo comentar sobre contas e a sua função (p.50), teoria patrimonialista (p.54), Plano de contas (p.57), elenco de contas (p.58), importância do plano de contas (p.61).

As contas são todos os movimentos de crédito e débito na entidade, ou seja, as dívidas ativas (bens e direitos), passivas (obrigações) e patrimônio líquido, com finalidade em registrar as movimentações transcritas no livro diário, através dos fatos contábeis de cada conta, com data da operação, valor do débito, valor do crédito, saldo e o histórico da ocorrência em um sistema contábil, conforme exemplo abaixo:

Segundo, Franco (1197, p. 75)

“Conta é o registro de débitos e créditos da mesma natureza, identificados por um título que distingue um componente do patrimônio ou uma variação patrimonial”.

Em contabilidade, contas são denominações contábeis que identificam e controlam elementos contábeis de natureza semelhante.

Função das contas

A função das contas está em registrar e expor os bens, direitos, as obrigações e a situação líquida patrimonial, além das receitas e despesas, com base nas quais são apurados os lucros e prejuízos decorrentes da atividade da empresa.

Teoria Patrimonialista

A teoria patrimonialista estabelece que o objeto da contabilidade é o patrimônio das entidades e sua finalidade é o controle do patrimônio, representa a situação estática, ou seja, o patrimônio (os elementos ativos e passivos), que são os bens, direitos, obrigações com terceiros (PE) e o Patrimônio Líquido (PL).

Patrimoniais (bens, direitos, obrigações e Patrimônio Líquido) - Resultado (receitas e despesas).

A teoria patrimonialista divide as contas contábeis em contas patrimoniais e contas de resultado:

Contas patrimoniais: é a situação patrimonial em um determinado momento, representadas em ativos e passivos na organização, na qual indicam a existência dos bens, direitos e obrigações exigíveis e do patrimônio líquido. Ex: Caixa, duplicatas a receber, duplicatas a pagar, promissórias a pagar, imóveis, bancos, movimento, veículos, móveis e utensílios, etc.

Contas de resultado: representam a situação liquida inicial e sua variação positiva e negativa do patrimônio liquida (lucros acumulados ou prejuízo acumulado). Ex: Despesas com folha de pagamento, receita de vendas, etc.

Plano de contas

Plano de contas, primeiramente, deve atender à legislação fiscal e conter as informações necessárias para os administradores e demais usuários. O plano de contas deverá possuir flexibilidade suficiente para atender às mais diversas necessidades, como: contabilidade geral, gerencial, de custos, rural, entre outras.

É o mais importante dentro da organização contábil, pois é a estrutura básica da escrituração contábil, ou seja, é o registro de todos os fatos ocorridos na entidade, onde são representadas as contas, titulo e descrição de cada uma sendo o principal instrumento de controle patrimonial, é necessário que todas as empresas tenham um plano de contas de acordo com seu ramo de atividade e porte, para que assim sejam demonstrados os fatos contábeis.

Segundo, Marion (1998, p. 93)

“Plano de contas é o agrupamento ordenado de todas as contas que são utilizadas pela contabilidade dentro de determinada empresa.”

O plano de contas é a ligação de comunicação da empresa entre os interesses dos usuários da informação contábil, como os administradores, os investidores, agentes financeiros, clientes, fornecedores e o fisco.

Um bom plano de contas contém os seguintes elementos básicos:

• Elenco das contas;

• Função atribuída a cada conta;

• Funcionamento (quando deve ser debitada e quando deve ser creditada).

Elenco de contas consiste numa relação de contas que são utilizadas por determinada empresa em sua escrituração contábil.

Diferente do plano de contas, o elenco de contas não indica a função e o funcionamento das contas. Trata-se de uma listagem de contas a serem adotadas nos registros contábeis.

Importância do plano de contas

Imposto pela Lei nº 6.404/76 o plano de contas é de fundamental importância, pois estão lançados todas as contas e fatos contábeis em detalhes específicos e padronização para a contabilização através de processos mecânicos ou processos eletrônicos.

Cada empresa deverá elaborar o seu plano de contas de acordo com suas necessidades de atividade da empresa.

Ativo

Representa as contas patrimoniais e registra os valores referentes aos direitos com terceiros, como: saldos em conta corrente, duplicatas a receber: além dos bens próprios, como: veículos, imóveis, maquinas e equipamentos, etc.

Passivo

Representa as contas patrimoniais e registra os valores referentes às obrigações com terceiros, ou seja, os compromissos a pagar, como : fornecedores, impostos e salários a pagar, etc.

Além das obrigações com terceiros o passivo representa também obrigações de capital próprio, como o capital inicial que os sócios aplicaram na empresa.

Ex.: Quando um sócio deposita um dinheiro em conta corrente da empresa, nascendo assim uma divida com ele próprio e gerando uma fonte de recurso para ser aplicado em ativo, quer de direitos quer de bens.

Contas de Resultados

São os demonstrativos de resultados dos registros das receitas e despesas, lançadas anualmente.

Receitas: registram as receitas decorrentes das vendas de bens e serviços e de receitas decorrentes de outras operações, como: vendas de mercadorias, descontos obtidos em pagamentos, juros recebidos de vendas a prazo, aplicações financeiras, etc.

Despesas: registram os gastos referentes às comercializações dos produtos, serviços e mercadorias, para atender aos objetivos da empresa.

Custos das mercadorias vendidas e custos dos serviços prestados: registram os custos de aquisição tanto das mercadorias como dos serviços para serem confrontados com os valores das vendas e de receitas da prestação de serviços.

Desenvolver um plano de contas para uma empresa onde contenha contas do Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido e Contas de Resultado explicando sobre sua utilização. (fundamente a explicação).

1 ATIVO.

1.1 ATIVO CIRCULANTE

1.1.1 Caixa

1.1.1.01 Caixa Geral

1.1.2 Bancos c/Movimento

1.1.2.01 Banco A

1.1.3 Contas a Receber

1.1.3.01 Clientes

1.1.3.02 Outras Contas a Receber

1.1.3.09 (-) Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa

1.1.4 Estoque

1.1.4.01 Mercadorias

1.1.4.02 Produtos Acabados

1.1.4.03 Insumos

1.1.4.04 Outros

1.2 REALIZÁVEL EM LONGO PRAZO

1.2.1 Contas a Receber

1.2.1.01 Clientes

1.2.1.02 Outras Contas

1.3 PERMANENTE

1.3.1 INVESTIMENTOS

1.3.1.01 Participação em Cooperativas

1.3.2 IMOBILIZADO

1.3.2.01 Terrenos

1.3.2.02 Construções e Benfeitorias

1.2.3.03 Máquinas e Ferramentas

1.2.3.04 Veículos

1.2.3.05 Móveis

1.2.3.10 (-) Depreciação Acumulada

1.2.3.11 (-) Amortização Acumulada

2 PASSIVO.

2.1 CIRCULANTE

2.1.1 Impostos e Contribuições a Recolher

2.1.1.01 SIMPLES NACIONAL

2.1.1.02 INSS

2.1.1.03 FGTS

2.1.2 Contas a Pagar

2.1.2.01 Fornecedores

2.1.2.02 Outras Contas

2.1.3 Empréstimos Bancários

2.1.3.01 Banco A - Operação X

2.2 EXIGÍVEL EM LONGO PRAZO

2.2.1 Empréstimos Bancários

2.2.1.01 Banco A - Operação X

3 PATRIMÔNIO LÍQUIDO.

3.3 PATRIMÔNIO LÍQUIDO

3.1.1 Capital Social

3.1.2.01 Capital Social Subscrito

3.1.2.02 Capital Social a Realizar

3.1.2. Reservas

3.1.2.01 Reservas de Capital

3.1.3 Lucros/Prejuízos Acumulados

3.1.3.01 Lucros/Prejuízos Acumulados de Exercícios Anteriores

3.1.3.02 Lucros/Prejuízos do Exercício Atual.

4 CONTAS DE RESULTADOS

4.4 APURAÇÕES DE RESULTADO

4.1.1 Apuração de Resultado

4.1.1.01 Custo das Mercadorias Vendidas

4.1.1.02 Resultado com Vendas de Mercadorias

4.1.1.03 Apuração do Resultado do Exercício

...

Baixar como  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »