Contabilidade Gerencial
Pesquisas Acadêmicas: Contabilidade Gerencial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: juu.b • 24/11/2013 • 878 Palavras (4 Páginas) • 626 Visualizações
A Contabilidade Gerencial é o processo de identificar, mensurar, acumular, analisar, preparar, interpretar e comunicar informações que auxiliem os gestores a atingir objetivos organizacionais.
Já a Contabilidade Financeira refere-se à informação contábil desenvolvida para os usuários externos, como acionistas, fornecedores, bancos e agências reguladoras governamentais.
O SICG é voltado para satisfazer as necessidades dos gestores e sócios internos da empresa gerando relatórios de extremas importancias para a continuidade ou não da empresa e da informação para os gestores tomarem decisões tais como: aumentar ou reduzir investimentos.
O Sistema de Informação contábil deve ser estruturado para poder responder as necessidades de informações que permitam a mensuração dos resultados econômicos de cada segmento do negocio identificado e, consequentemente, avaliar o desempenho desses gestores por meio do resultado alcançado.
A arquitetura de um sistema de informação contábil gerencial é formado por dois pressupostos básicos, são eles:
• A necessidade da informação desejada, se realmente essa informação é de grande importância e também se é viável, pois o custo deve ser levado em consideração, cabe ao contador avaliar custo x benefício.
• Planejamento e controle pois a informação tem que ser tratada como um "produto" para assim aumentar o lucro.
Lembrando que o SICG só será bem utilizado quando a alta cupula apoiar, e cabe ao contador a missão de implantar essa mentalidade gerencial na empresa, tendo em vista que os usuários finais serão os próprios gestores da empresa.
Fundamentos de um sistema de informação contábil são divididos em três níveis:
Nível empresarial: Estratégico, tático e operacional.
Ciclo administrativo: planejamentos, execução e controle.
Nível da estruturação da informação: Estruturada, semiestruturada e não estruturada.
OPERACIONALIDADE:
Todos devem saber e sentir, pois lidamos com dados reais, significativos, práticos e objetivos. Sinal que a operacionalidade está funcionando corretamente quando nos relatórios da empresa tudo estar claro no seu entendimento.
Ciclo: Contabilidade de custos -> Contabilidade Financeira -> Orçamentário -> Planejamento Financeiro e assim por diante (Sistema de Informação Contábil Gerencial).
Abrangência do sistema de informação áreas contábeis:
Subsistemas:
- Contabilidade Financeira -> Escrituração tradicional, valores históricos. (Vital para o SICG)
- Contabilidade de Custos -> direcionada a informação sobre a apropriação e os rateios contábeis dos custos e despesas. (Vital para o SICG)
- Contabilidade em outras moedas -> correção monetária integral e moeda estrangeira.
- Contabilidade tributária -> Decisão pode afetar os negócios da empresa
Abrangência do sistema de informação áreas não contábeis:
- Geração de dados estatísticos, dados quantitativos.
A informação contábil gerencial deve ter clareza, precisão e rapidez, comparabilidade, confiança.
Etapa 2
Gerenciamento Contábil Divisional ou Setorial
A Contabilidade Setorial é muito flexível e depende totalmente da visão que a empresa tem de seus negócios e de sua estrutura organizacional. Um conjunto de opiniões contábeis gerenciais é que permite a empresa identificar a informação de eventos econômicos de determinados setores específicos para cada um dos gestores da empresa.
Empresas multinacionais com sedes no Brasil que fornecem produtos específicos para o nosso País:
Linha P&G (Produtos Seiva de Alfazema, exclusivos no Brasil).
Linha Nestlé (Requeijão Nestlé, Sucrilhos Estrelitas).
Linha Unilever (Temperos Arisco).
Coca- Cola (Kuat distribuída somente no Brasil).
Carrefour (Rede Carrefour Bairro estabelecida somente no
...