Contabilidade Internacional
Artigos Científicos: Contabilidade Internacional. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: JOSEVITOR • 12/10/2014 • 2.846 Palavras (12 Páginas) • 398 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP - CAXIAS - MA
Curso: Ciências Contábeis Período Letivo: 2014.1
Semestre: 7º
Caxias, 22/04/2014
Disciplina: Contabilidade Internacional
Professor EAD: Me. Hugo David Santana
Professor Presencial: Luciano dos Santos
Alunos: Carlos Eugênio e Silva Mendes RA: 337298
Daniel Oliveira Sousa RA: 346886
José Vitor Lopes Sousa RA: 335500
José Renato da Silva Aguiar RA: 333666
Mauricio Araújo de Amorim RA: 338901
Rhoanita Francisca Vasquez Barbosa dos Santos RA: 341589
ATPS – CONTABILIDADE INTERNACIONAL
Sumário
Introdução ___________________________________________________________ 3
Aderência ás Normas Internacionais de Contabilidade pelas empresas Brasileiras ___ 4
IAS 1 - Apresentação de Demonstrações Financeiras__________________________ 5
IAS 2 – Estoques _____________________________________________________ 6
IAS 38 – Ativos Intangíveis ____________________________________________ 8
Conclusão __________________________________________________________ 10
Referências Bibliográficas _____________________________________________ 11
Introdução
Atividade prática de Contabilidade Internacional, para uma visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil. Descreve sobre as habilidades requeridas ao Contador, frente à Contabilidade Internacional.
Para atingir os objetivos propostos pela ATPS, concluímos um desafio com quatro etapas. Abordamos os principais tópicos sobre as novas alterações referente a padronização Internacional de Contabilidade como: Aderência às Normas Internacionais de Contabilidade pelas Empresas Brasileiras, os desafios para o contador e para as empresas frente a essa Contabilidade, destacando as diferenças, padrões e práticas entre outros países; a importância do entendimento das Demonstrações Financeiras, Mensuração dos Estoques e as exigências para o reconhecimento de um Ativo Intangível.
Para realização desta atividade, pesquisamos e buscamos informações em sites e livros relacionados ao assunto.
Aderência ás Normas Internacionais de Contabilidade pelas empresas Brasileiras.
1. Quais os desafios para o contador frente à contabilidade internacional?
O profissional contábil precisa ser visto como um comunicador de informações essenciais à tomada de decisões, pois a habilidade em avaliar fatos passados, perceber os presentes e predizer eventos futuros pode ser compreendido como fator preponderante ao sucesso empresarial. (Silva, 2003, p. 3).
Os contadores brasileiros estão acostumados a normas locais expressas e definidas em termos codificados e bastante solenizados, Já a linguagem anglo-saxônicas dos pronunciamentos internacionais, aos quais deveremos aderi é extremamente complexa e exige grande grau de subjetivismo e análise para ser entendida, por tanto foi necessária algumas modificações, para quer o país pudesse convergir para as normas internacionais de contabilidade, de forma geral as empresas brasileiras sofrerá mudanças, pois terá todo um processo de adaptação com as Empresas Internacionais, a medida que a empresa vai se expandindo, tem que aprender novas práticas no mercados.
O contabilista é um profissional que precisa deter a visão integrada; conhecimento dos aspectos de natureza fiscal e tributária. Entendida a necessidade de participação efetiva do contador na implantação deste Sistema, abordar-se-á, os processos da implantação do ERP.
2. Quais os desafios para empresas brasileiras?
A prática contábil no Brasil vem sempre tendo forte influência de legislações fiscais específicas, que definiam critérios de avaliação e contabilização para diversos itens patrimoniais e de resultado. As taxas de depreciação de bens do ativo imobilizado, amplamente utilizadas pelas empresas, em evidente inobservância dos critérios adequados de depreciação que respeitam o tempo de vida útil econômica dos bens, constitui um claro exemplo desta prática. O avanço da nova legislação nesse sentido foi salutar, pois permitiu que as empresas passassem a adotar critérios estritamente contábeis em suas avaliações, e que os ajustes necessários ao processo de convergência, não tivessem efeitos tributários, liberando as amarras à qual a contabilidade brasileira estava sujeita. Para controlar os ajustes necessários para a anulação dos efeitos tributários da conversão às normas internacionais de contabilidade, foi criado o RTT – regime transitório de tributação, por força do artigo 15 da Lei 11.941/2009. O contador passa por um processo de adaptação, ou seja, um processo de adaptação, de harmonização e convergência das normas internacionais de contabilidade em sua forma completa.
O Processo de harmonização permite a aproximação das normas práticas entre os países, buscando preservar as particularidades inerentes de cada um, e possibilitando a reconciliação dos sistemas a fim de melhorar a troca de informações a serem interpretadas e compreendidas.
No processo de convergência trata-se de definir a trajetória dos países na adoração integral da
...