Contabilidade Tributária Short Paper
Por: rafaelso • 22/11/2018 • Trabalho acadêmico • 268 Palavras (2 Páginas) • 409 Visualizações
Curso CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Disciplina: Contabilidade Tributária
A relevância do gestor tributário no resultado da empresa.
É consenso, que a carga tributária brasileira é demasiadamente pesada e onerosa para a sociedade como um todo. Nas empresas elas impactam em várias frentes. Neste cenário, a Contabilidade Tributária ganha grande relevância.
Os tributos brasileiros constituem-se basicamente de: impostos, taxas e Contribuições. Nas empresas destacam-se o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ), Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Imposto de Circulação sobre Mercadorias (ICMS), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).
Há duas formas de se diminuir os impostos pagos: a evasão e a elisão. A primeira é entendida por sonegação, infringindo a lei. Já a segunda, é chamada de planejamento tributário.
O planejamento tributário consiste em medidas lícitas para se conseguir evitar, reduzir, compensar ou postergar um pagamento de tributo. E para um bom planejamento conhecimentos como: formas de apuração, hipóteses de incidência de tributos, modalidade de regimes societários, entre outros é necessário para o profissional da área. Este profissional deve sempre estar atento às mudanças, pois a dinâmica e complexidade da tributação é enorme.
Nota-se então a grande relevância da carga tributária, bem como a importância do gestor tributário. Pois sua atuação vai desde a necessidade da empresa estar quite com a Legislação, quanto diminuir a incidência de tributos no resultado financeiro da empresa. O correto planejamento tributário certamente trará competitividade no mercado de atuação, além de aumentar a riqueza dos acionistas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
POHLMANN, Marcelo Coletto. Contabilidade Tributária. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2010.
...