Contabilidader De Custos
Trabalho Universitário: Contabilidader De Custos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CECEUMA • 26/5/2014 • 2.339 Palavras (10 Páginas) • 384 Visualizações
ETAPA 1
A administração financeira de uma empresa pode ser realizada por pessoas ou grupos de pessoas que podem ser denominadas como: vice-presidente de finanças (conhecido como Chief Financial Officer – CFO) diretor financeiro, controller e gerente financeiro, sendo também denominado simplesmente como administrador financeiro. Sendo que, independentemente da classificação, tem-se os mesmos objetivos e características, obedecendo aos níveis hierárquicos, portanto, o diretor financeiro coordena a as atividades de tesouraria e controladoria.
Explicar as atividades de financiamento e investimento para a administração
financeira
estou digitando......
Qual e o principal objetivo de uma empresa
Os objetivos de uma empresa são vários. Uma empresa pode ter vários objetivos, pode querer ser uma grande empresa, exportar para diversos países, ser a líder de mercado, bater recordes em produção, produzir com responsabilidade, valorizar os seus trabalhadores. No entanto apenas um motivo faz com que uma empresa continue viva e permaneça por muito tempo no mercado.
O principal objetivo de uma empresa é produzir com poucos custos obtendo o maior lucro possível, ou seja, o principal objetivo da empresa é gerar lucros. A empresa precisa ser bem administrada para que se saiba exatamente qual é o seu resultado, caso este não for positivo é preciso corrigir os erros antes que seja tarde demais, muitas vezes a empresa até apresenta lucro, mas isso necessariamente não significa que a empresa está bem. É preciso avaliar qual foi o investimento e se o retorno está de acordo com o esperado. Se a empresa está dando um retorno bastante favorável, é preciso que seja avaliada a possibilidade de novos investimentos. E preciso lembrar ainda que a rentabilidade de um mês pode não se repetir no mês seguinte.
O administrador financeiro coordena as atividades e avalia a condição financeira da empresa, por meio de relatórios financeiros elaborados a partir dos dados contábeis de resultado, analisa a capacidade de produção, toma decisões estratégicas com relação ao rumo total da empresa, busca sempre alavancar suas operações, verifica não somente as contas de resultado por competência, mas a situação do fluxo de caixa desenvolve e implementa medidas e projetos com vistas ao crescimento e fluxos de caixa adequados para se obter retorno financeiro tal como oportunidade de aumento dos investimentos para o alcance das metas da empresa.
3. Quais as funções do administrador financeiro?
As funções do administrador financeiro na empresa podem ser avaliadas em relação às demonstrações contá¬beis básicas da empresa.O administrador financeiro e também responsável pela Tomada de decisões de investimento que consiste na decisão da aplicação dos recursos financeiros em ativos correntes (circulantes) e não correntes (ativo realizável a longo prazo e permanente). Ele estuda a situação na busca de níveis desejáveis de ativos circulantes , também é ele quem determina quais ativos permanentes devem ser adquiridos e quando os mesmos devem ser substituídos ou liquidados, busca sempre o equilíbrio e níveis otimizados entre os ativos correntes e não-correntes, observa e decide quando investir, como e quanto, se valerá a pena adquirir um bem ou direito, e sempre evita desperdícios e gastos desnecessários ou de riscos irremediável, e ate mesmo a imobilização dos recursos correntes, com altíssimos gastos com imóveis e bens que trarão pouco retorno positivo e muita depreciação no seu valor, que impossibilitam o funcionamento do fenômeno imprescindível para a empresa, o 'capital de giro'.
Transformação, Análise e planejamento financeiro, Avaliação da necessidade de aumento ou redução da capacidade produtiva e Determinação de que tipo de financiamento adicional deve ser realizado. Essas três atividades são sustentadas pelas decisões de natureza estratégica, tática e operacional. Os demonstrativos contábeis, principalmente o Balanço Patrimonial e a Demonstração do resultado do Exercício, são importantes fontes de informações para elaboração de análise e planejamento financeiro. Cabe ressaltar que o enfoque do caixa é essencial para o gestor
. Qual a diferença entre o Regime de Competência e o Regime de Caixa?
Existem dois regimes mais conhecidos em contabilidade para se calcular o resultado do exercício de uma empresa.O Redime de Competência e o Regime de Caixa, sendo que cada regime possui uma característica própria para determinar a ocorrência ou não de suas receitas e despesas , apresentando portanto diferentes resultados do exercício. O regime de competência e o que deve ser usado só sendo aceito o de caixa e determinados casos.
A diferença entre o regime de competência e o regime de se da pelo fato de no regime de competência as despesas e receitas ocorrerem através do surgimento dos respectivos fatos geradores independentemente das saídas e entradas de dinheiro no caixa da empresa ao passo que no regime de caixa as despesas e receitas ocorrem respectivamente com as saídas e entradas no caixa da empresa.
De acordo com a Resolução CFC n ° 1.282/10, o principio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem independentemente do recebimento ou pagamento, ou seja, pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e despesas correlatas.
Etapa 2
Tipos de Negócio, Métodos de Tributação e o Valor do Dinheiro no Tempo
2.1. Tipos de Negócios
Existem três tipos de organização de negócios. A Firma individual, a Sociedade por Cotas e a Sociedade por Ações.
• Firma Individual: é a empresa que pertence a uma única pessoa, a maneira mais simples de se começar e é a menos regulamentada das modalidades. Por essa razão, há mais firmas Individuais do que qualquer outra modalidade de Empresa e muitos negócios que posteriormente se transformam em grandes sociedades por ações começam como firmas Individuais. O proprietário de firmas Individuais tem direito a todo o Lucro da Empresa, essa é a notícia boa e a notícia ruim é que o proprietário tem responsabilidade ilimitada pelas dívidas da Empresa. Isso significa que os credores podem recorrer aos bens pessoais do proprietário para pagamento de seus direitos. De maneira análoga,
...