Contexto Empresarial
Exames: Contexto Empresarial. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: juliana31 • 10/10/2013 • 2.014 Palavras (9 Páginas) • 173 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
JULIANA CAMARGO FREDERICO
CONTEXTO EMPRESARIAL
FLORIANÓPOLIS-SC2013
CONTEXTO EMPRESARIAL
Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Contabilidade Introdutória.
Orientador: Prof. GERALDO
Profª. Rita de Cássia R. Tarifa Espolador
Tutor Eletrônico: José Carlos Peixoto de Sousa
FLORIANÓPOLIS- SC
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 TÍTULO NÍVEL 2 – SEÇÃO SECUNDÁRIA 4
2.1.1 Título Nível 3 – Seção Terciária 4
2.1.1.1 Título nível 4 – Seção quaternária 4
2.1.1.1.1 Título nível 5 – Seção quinária 4
3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 5
3.1 EXEMPLO DE GRÁFICO 5
3.2 EXEMPLO DE FIGURA 5
3.3 EXEMPLO DE QUADRO 6
3.4 EXEMPLO DE TABELA 6
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
APÊNDICES 9
APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10
ANEXOS 11
ANEXO A – Título do anexo 12
.................... 14
1. INTRODUÇÃO
Todo o contexto empresarial é influenciado por várias forças (competição, tendências de consumo, comportamento do consumidor, entre outras), o que torna o processo de tomada de decisão bastante complexa. Numa organização, a implementação de processos de melhoria sem um entendimento total do impacto que as alterações irão causar, pode ter consequências imprevisíveis.
Entender que a administração se relaciona primordialmente às empresas torna-se uma ideia parcialmente correta, mas está incompleta – a administração é necessária em todos os tipos de atividades organizadas e em todos os tipos de organização. De fato, existe uma organização todas as vezes que duas ou mais pessoas interagem para alcançar certo objetivo. Dessa forma, há necessidade de administração em todas as organizações; famílias, clubes, pequenas e grandes empresas, organizações públicas, privadas, que visem ou não visem lucro. Além de fábricas, organizações de prestação de serviços, varejistas, firmas americanas, estrangeiras e multinacionais. (MEGGINSON; MOSLEY; PIETRI JR., 1998).
2. Conceito de funções administrativas
São aquelas atividades básicas que devem ser desempenhadas por administradores para alcançar os resultados determinados ou esperados pelas organizações. (SILVA, 2008).
Já para Silva (2009), as organizações estão inseridas dentro de vários ambientes que irão influencia – las e serão por elas influenciados. E que cabe ao administrador obter recursos interno e administra-lo de forma tal que possa atingir os objetivos da empresa e estar atento ao ambiente externo, acompanhando suas mudanças e tendências futuras a fim de avaliar o seu impacto sobre os negócios da empresa, e aproveitando as oportunidades e adequando sua estratégia e estrutura a fim de obter vantagem competitiva e sobreviver no mercado alcançando sucesso.
Para Silva (2008), As funções que constituem o processo administrativo são:
2.1 Planejamento:
Determinação de objetivos e metas para o desempenho organizacional futuro e decisão das tarefas e recursos utilizados para alcance desses objetivos;
2.2 Organização:
Processo de designação de tarefas, de agrupamento de tarefas em departamentos e alocação de recursos para os departamentos.
2.3 Direção:
Influência para que outras pessoas realizem suas tarefas de modo a alcançar os objetivos estabelecidos, envolvendo energização, ativação e persuasão dessas pessoas;
2.4 Controle:
Função que se encarrega de comparar o desempenho atual com os padrões predeterminados, isto é, com o planejado.
Alguns estudiosos denominam a função direção como liderança, todavia deve se entender que liderança é uma condição da direção, uma qualificação da direção, e não pode ser substituída pela função de direção. Pode – se dirigir sem liderar, o que não é a melhor condição; liderar é dirigir com qualificações, de modo a tornar a função de direção mais eficaz. (Silva, 2008).
Na figura 1.1, vemos as características das funções administrativas.
3. Teórico que desenvolveu as funções administrativas
Henri Fayol desenvolveu uma teoria chamada Teoria Clássica. Sua preocupação básica era aumentar a eficiência da empresa por meio da forma, mas também disposição dos órgãos componentes da organização (departamentos)
...