Contexto Empresarial
Monografias: Contexto Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Bybyanna • 5/4/2014 • 1.636 Palavras (7 Páginas) • 150 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 CONCEITO DE FUNÇOES ADMINISTRATIVAS 4
2.1 planejamento 4
2.2 organização 4
2.3 direção 4
2.4 controle 4
2.4.1 CONTROLE ESTRATEGICO 4
2.4.2 CONTROLE NAS AREAS FUNCIONAIS 5
2.4.3 CONTROLE OPERACIONAL 5
3 teoricos que desenvolveram 6
4 principais mudanças ao longo do tempo 7
5 conceito de patrimonio 8
5.1 autores 8
6 fontes (origens) de recursos 9
6.1 capital social 9
6.2 capital de terceiros 9
7 analise de mercado 10
8 demanda oferta e equilibrio de mercado 11
9 estruturas de mercado. 12
9.1 classificação dos mercados 13
10 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇAO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL. 15
11 CONCLUSÃO 16
REFERÊNCIAS 17
1 INTRODUÇÃO
A seguir, vamos poder entender melhor o contexto empresarial. Ressaltando alguns conceitos e funções administrativas. Bem como estrutura de mercado demanda, oferta, equilíbrio e a importância da contabilidade para a sociedade.
2 CONCEITO DE FUNÇOES ADMINISTRATIVAS
2.1 PLANEJAMENTO
É uma função administrativa que se estima os meios e possibilitarão realizar os objetivos (Prever), a fim de tomar decisões acertadas, com antecipação, de modo que sejam evitados entraves ou interrupções nos processos organizacionais. É também uma forma de se evitar a improvisação. Funciona como a primeira função administradora, pois serve de base para as demais.
2.2 ORGANIZAÇÃO
É uma função administrativa que visa dispor adequadamente os diferentes elementos (materiais, humanos, processos, etc.) que compõem (ou vierem a compor) a organização com o objetivo de aumentar a sua eficiência e eficácia.
2.3 DIREÇÃO
Engloba atividades como a tomada de decisões, a comunicação com os subordinados, a obtenção, motivação e desenvolvimento de pessoal.
2.4 CONTROLE
Garantir que o planejamento seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente. A função administrativa de controle esta relacionada com a maneira pelas quais os objetivos devem ser alcançados através da atividade das pessoas que compõe a organização. O controle pode ser exercido em diferentes níveis na organização.
2.4.1 CONTROLE ESTRATEGICO
Grau de realização das missões, estratégias e objetos. Adequação dos planos estratégicos ao ambiente externo. Desempenho global da organização. Concorrência e outros fatores externos. Eficiências dos recursos.
2.4.2 CONTROLE NAS AREAS FUNCIONAIS
Quantidade de qualidade dos produtos e serviços. Taxas de desempenho dos recursos humanos. Eficiência do esforço promocional. Desempenho dos fornecedores.
2.4.3 CONTROLE OPERACIONAL
Rendimento das atividades. Consumo de recurso.
3 TEORICOS QUE DESENVOLVERAM
Taylor – O Americano Taylor foi o pioneiro no desenvolvimento de uma teoria cientifica sobre a administração. Na época na qual Taylor desenvolveu a sua teoria, o seu grande anseio era aumentar a produtividade obtida por meio do novo modelo de trabalho, que utilizava as maquinas como principal diferencial.
Henry Fayol – enquanto Taylor fixava suas ideias para o nível operacional, o Frances Henry Fayol, procurou trabalhar todos os níveis da organização e em diferentes tipos de empresas, não só na indústria.
Henry Ford – um de seus méritos foi encarar a produção de automóveis como algo que deveria atender às massas e não simplesmente ser objeto de diversão de uma elite.
4 PRINCIPAIS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO
As funções administrativas definidas como atividades ligadas ao Planejamento, organização, Direção e Controle, eram realizadas de forma rústicas pouco eficientes quanto a seus propósitos e o mais importante, sem o auxilio da tecnologia da informação, o que restringia a eficácia das ações gerencias. Hoje com o aumento da tecnologia e da globalização as funções são melhores desenvolvidas.
5 CONCEITO DE PATRIMONIO
O termo Patrimônio significa a principio, o conjunto de bens, pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa. È o conjunto de riquezas de propriedade de alguém. É um conjunto de bens, direitos e obrigações, que são vinculados à entidade (empresas, organizações, poder publico), e constitui um meio (recursos) necessário para a realização dos objetivos das entidades.
5.1 AUTORES
Marion (2009 p. 37)
Padoveze (2000, p. 36)
Conselho Federal de Contabilidade (2006, p. 19).
6 FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS
6.1 CAPITAL SOCIAL
É a obrigação da empresa para com os sócios originaria da entrega de recursos para a formação do capital da entidade. Podendo ele ser constituído por moveis e imóveis.
6.2 CAPITAL DE TERCEIROS
É o valor devido a fornecedores de mercadorias por compras a prazo, ou a bancos por empréstimos contraídos, é dinheiro de pessoas que não possuem relação alguma com a empresa, sendo utilizada para continuar operando.
7 ANALISE DE MERCADO
Mercado representa qualquer lugar onde grupos de pessoas se reúnem para vender e comprar bens e serviços, assim também como nos modernos meios de comunicação. A análise de mercado é descobrir a maneira correta para que o seu projeto se concretize. E para que
...