Contexto Empresarial
Projeto de pesquisa: Contexto Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Crisalmeida • 19/4/2014 • Projeto de pesquisa • 1.257 Palavras (6 Páginas) • 197 Visualizações
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
SISTEMA DE ESINO À DISTANCIA - EaD
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CONTEXTO EMPRESARIAL
2013
PRODUÇÃO DE TEXTO INDIVIDUAL
CONTEXTO EMPRESARIAL
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir tem como finalidade abordar o contexto empresarial. As funções administrativas suas responsabilidades em todo o contexto, planejando, executando, controlando para que os objetivos da organização seja bem sucedido, consequentemente a atuação da organização/empresa na sociedade, levando em consideração a responsabilidade social, para bom relacionamento da mesma com a sociedade.
2. Contexto Empresarial
2.1. Funções Administrativas
A administração assim como suas funções sofreram muitas mudanças com o passar dos anos, com o avanço da tecnologia, dos métodos de vendas, formas de produção, e mudanças na parte contábil assim como a prática tiveram que se adaptar para acompanhar as mudanças na área administrativa. O francês Henry Fayol foi o percurso das funções administrativas.
O mundo atual é uma sociedade composta de organizações com atividades voltadas para produção de bens ou prestação de serviços. As organizações são extremamente diversificadas de tamanhos, características, objetivos diferentes.
Segundo Maximiano (2004) administração é o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilizações de recursos. O processo administrativo abrange quatro tipos principais de decisões, também chamadas de processos ou funções: planejamento, organização, direção e controle.
2.1.1. Planejamento
Chiavenato (2000, pag 126) diz que “planejar é definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcança-los”.
2.1.1.1 Os planos podem ser classificados em três níveis principais:
a) Estratégico – Abrange toda organização definindo sua relação com o ambiente. Estabelecem produtos e serviços a serem oferecidos, e clientes e mercados a serem atendidos.
2.1.2 – Funcionais – Transforma os planos estratégicos em ações como marketing, operações, recursos humanos, finanças.
2.1.3 – Operacionais – Definem as atividades e recursos que possibilitam a realização de objetivos estratégicos ou funcionais.
2.2 – Organização
Dentro desta função está a definição de responsabilidades, as relações hierárquicas. Para o autor Peter Drucker (1997) o conhecimento é a base onde a organização deverá ser especializada, e a função das organizações é tornar produtivos os conhecimentos, é quanto mais especializados forem, mais eficazes serão.
Sendo assim, é preciso considerar e movimentar o ambiente externo, a não realização desse acompanhamento pode provocar a saída de uma empresa do mercado ou de um negócio.
Num ambiente extremamente instável como o que se apresenta atualmente, não é uma tarefa fácil detectar, interpretar e compreender as implicações que as mudanças ambientais podem causar na definição e implementação das estratégias das organizações.
2.3 – Direção
Nesta função temos a tomada de decisão, a comunicação com os subordinados, superiores e pares, a obtenção, motivação e desenvolvimento de pessoal.
Sabemos que não é tarefa simples comandar equipes de pessoas, pois o comportamento humano é complexo.
2.4 – Controle
O controle constitui a última das funções administrativas. Controlar significa garantir que o planejamento seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente. Podemos afirmar também que o controle é saber se as ordens dadas estão sendo executadas, verificar as faltas e os erros, a fim de repará-los e evitar sua repetição.
Segundo Chiavenato (2003) o controle é o processo cíclico composto por :
• Estabelecimento de padrões ou critérios;
• Observação de desempenho;
• Comparação de desempenho com o padrão estabelecido.
Considerando as informações acima, vimos que o planejamento nasce a partir dos grandes objetivos que a organização que atingir. A estratégia orienta a utilização dos recursos internos visando potencializar a empresa, para que a mesma possa atuar melhor no ambiente desejado, aproveitando oportunidades e reduzindo ameaças.
3.
...