Contexto Empresarial
Casos: Contexto Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: clemissa • 21/4/2014 • 2.547 Palavras (11 Páginas) • 165 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS .......................................................4
CONCEITO DE PATRIMÔNIO ....................................................................................5
FONTES DE RECURSOS ...........................................................................................5
ANÁLISE DE MERCADO ............................................................................................6
DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO.................................................7
ESTRUTURA DE MERCADO .....................................................................................8
CONTABILIDADE SOCIAL .........................................................................................8
3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 5
EXEMPLO DE FIGURAS..............................................................................................11
4 CONCLUSÃO.........................................................................................................12
REFERENCIAS..........................................................................................................13
1 INTRODUÇÃO
O contexto empresarial tem uma enorme importância ao estudante de ciências contábeis e ao empresário que deseja iniciar suas atividades empresariais.
Esse trabalho tem como objetivo abordar o conceito de cada função administrativa as principais mudanças ao longo do tempo, o conceito de patrimônio, fontes e origens de recursos, capital social, capital de terceiros, análise de mercado, demanda, oferta, equilíbrio e estrutura de mercado, contabilidade social a fim de não se cometer erros administrativos que podem levar o iniciante de uma atividade empresarial ao sucesso profissional ou ao contrário disso até a falência.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
A necessidade de organizar os estabelecimentos nacidos com a revolução industrial, levou profissionais de outras areas a buscar soluções específicas para administrar essas fabricas.
Henri Fayol é um dos principais contribuintes para o desenvolvimento do conhecimento administrativo moderno. Uma das contribuições da teoria criada e divulgada por ele foi o desenvolvimento da abordagem conhecida como Gestão Administrativa ou processo administrativo, onde pela primeira vez falou-se em administração como disciplina e profissão. Outra contribuição da teoria de Fayol é a identificação das principais funções administrativas.
As funções administrativa tem como objetivo conseguir a cooperação permanente das pessoas, nas diversas áreas de especialização, para alcançar os objetivos organizacionais na busca por resultados. São elas: Planejar, Organizar, Comandar, Coordenar, Controlar (POCCC).
Elementos da função administrativa
• Planejar - Estabelece os objetivos da empresa, especificando a forma como serão alcançados. Parte de uma sondagem do futuro, desenvolvendo um plano de ações para atingir as metas traçadas. É a primeira das funções, já que servirá de base diretora à operacionalização
• Organizar - É a forma de coordenar todos os recursos da empresa, sejam humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor forma segundo o planejamento estabelecido.
• Comandar - Faz com que os subordinados executem o que deve ser feito. Pressupõe que as relações hierárquicas estejam claramente definidas, ou seja, que a forma como administradores e subordinados se influenciam esteja explícita, assim como o grau de participação e colaboração de cada um para a realização dos objetivos definidos.
• Coordenar/dirigir - A implantação de qualquer planejamento seria inviável sem a coordenação das atitudes e esforços de toda a empresa, almejando as metas traçadas.
• Controlar - Controlar é estabelecer padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que as atitudes empregadas são as mais compatíveis com o que a empresa espera. O controle das atividades desenvolvidas permite maximizar a probabilidade de que tudo ocorra conforme as regras estabelecidas e ditadas.
Diferente dessas funções, hoje usa-se apenas: Planejar, Organizar, Dirigir ou Executar e Controlar. (no lugar de Comandar e Coordenar) Uniram-se essas duas funções porque o objetivo é o mesmo.
2.1.1 CONCEITO DE PATRIMÔNIO
Patrimônio é tudo que pertence a uma pessoa ou empresa. Segundo Padoveze “é o conjunto de riquezas de propriedade de alguém”.
Outros autores como Ricardo J. Ferreira e Osni Moura Ribeiro caracterizam o patrimônio como o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa, física ou juridica,que possam ser avaliadas em dinheiro. Já que do ponto de vista contábil, não são considerados os bens, direitos e obrigações que não têm valor econômico, quer dizer, que não podem ser avaliados em moedas.
Segundo Ricardo o patrimônio pode ser considerado do ponto de vista estático ou dinâmico. Do ponto de vista estático, a contabilidade estuda, controla, expõe e analisa os elementos que compõem o patrimônio. Do ponto de vista dinâmico, a contabilidade estuda, controla, expõe e analisa as modificações ocorridas no patrimônio, em razão das atividades desempenhadas na sua gestão.
Ele ainda divide o patrimônio em elementos positivos e negativos . Os bens e direitos representam o aspecto positivo patrimonial. As obrigações, o aspecto negativo. Ainda que as dividas superam os bens e direitos, o patrimônio existe.
Resume-se então o patrimônio em: bens, direitos e obrigações
Marion difine:
Bens - São as coisas úteis, capazes de satisfazer às necessidades das pessoas e das empresas.
• Bens Tangíveis = Têm forma física, são palpáveis.
• Bens Intangíveis = Não são palpáveis, não constituídos de matéria.
• Bens
...