TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Projeto de pesquisa: Contexto Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.232 Palavras (9 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO...........................................................................................................9

5 REFERÊNCIAS.......................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

As empresas privadas constituem um cenário de grande observação, em um nível mundial, isso por existirem inúmeras, tornando esse ramo altamente competitivo. Sendo assim, os proprietários ou futuros proprietários dessas, ao visualizarem o crescimento e a obtenção de lucros através da oferta de seus produtos ou serviços necessitam utilizar os recursos contábeis. Esses recursos atuarão como ferramenta de subsídio àqueles que anseiam alcançar os objetivos traçados tendo resultados positivos como conseqüência.

No texto a seguir, vamos entender a importância das funções administrativas, assim como analisar dois casos distintos, o primeiro trata-se de uma empresa que fatura $300 mil por mês com fabricação de panelas, sendo que a abertura dessa empresa foi possível através de investimento com recurso próprio, e o segundo veremos como um bom plano de conta fez com que um empresário conseguisse um financiamento de 100% do investimento necessário para abrir um negócio de cosméticos. Veremos como as variáveis macroeconômicas interferem nas atividades empresariais das empresas reportadas e grande importância do controle contábil sobre o patrimônio das empresas.

2 DESENVOLVIMENTO

Sabe-se que no mundo corporativo a informação é um dos itens mais valiosos, isso é algo inquestionável. Numa primeira instância toda organização utiliza a combinação de várias informações para definir, por exemplo, área de atuação, características de produto, quantidade a ser produzidas, metas a serem atingidas e público-alvo. As informações a respeito do segmento de negócio da organização são ferramentas indispensáveis para um real posicionamento no mercado, bem como diagnosticar o andamento das vendas, a situação do caixa, a carga tributária, quais os custos fixos e variáveis, os gastos que podem ser reduzidos ou até eliminados, e a partir destes dados tomarem as decisões necessárias para a contínua melhoria dos processos.

A utilização correta deste instrumento, a contabilidade, permite apoiar as decisões de planejamento, organização, coordenação e controle, além da ação corretiva, dentro de uma organização, o que permite uma maior competitividade. Quanto mais os administradores souberem sobre contabilidade, mais estarão capacitados para tomar decisões de planejamento e controle dentro de uma organização.

Planejar é "fazer um plano" do que deve ser feito e como ser feito, baseado numa previsão, a fim de atingir os objetivos da empresa. Plano: Como alcançar os objetivos. Objetivos: as "finalidades" da organização (posição no mercado, rentabilidade, qualidade, produção, etc.). Estratégia: esforço global para atingir os objetivos gerais da empresa. Tática: Esforço específico dentro do plano estratégico. Eficiência: fazer corretamente o trabalho. Eficácia: fazer o trabalho mais relevante para os objetivos da empresa. Metas: resultados com o planejado.

Organizar é constituir o duplo organismo, material e social (a estrutura formal) da empresa. Para haver a administração é necessária a organização. Os fundamentos da organização formal são o conjunto de cargos funcionais e hierárquicos, orientados para o objetivo da empresa. Divisão de trabalho é a especialização das pessoas através da designação de tarefas específicas a cada uma das partes da empresa, com o intuito aumentar a eficiência. Quanto maior a divisão do trabalho, maior a eficiência da empresa. Direção é tomar decisões continuamente, incorporando-as em ordens e instruções específicas e gerais, funcionando como líder da empresa. Para que o "planejamento" e a "organização" funcionem, precisam ser dinamizados pela orientação a ser dada às pessoas, por meio de uma adequada comunicação, liderança e motivação. Isso é direção.

Controle é verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas, a fim de localizar e corrigir as distorções dos objetivos.

No primeiro caso relatado, a empresa de Evaldo Oliveira fatura em média 300 mil por mês, fazendo um bom uso das funções administrativas. Oliveira investiu 140 mil para montar seu negócio, e planejando um plano de previsão para atingir seus objetivos, conseguiu abrir sua empresa de fabricação de panelas. Organizando cada função dos colaboradores, direcionando, liderando e orientando os funcionários com uma boa visão de trabalho e de mercado, e controlando cada recurso, obteve o resultado desejado, e com o passar dos anos esse resultado tem aumentado. E o segundo relato, o químico Eduardo Matinez de Almeida, funcionário de uma multinacional há anos, decidiu que já era hora de abrir sua empresa, sem recursos próprios ele faz um ótimo plano de negócio e consegue 100% do investimento necessário. Ele já começou com dividas, mas com uma boa administração vem obtendo grandes realizações. Apesar de os dois casos terem inicializado com recursos diferentes para a abertura de suas empresas, utilizaram do mesmo modo as funções administrativas, tendo como conseqüência a realização profissional.

O sistema econômico encontra-se cada vez mais influenciado por uma série de variáveis macroeconômicas. Algumas dessas variáveis são o crescimento econômico, a inflação e o câmbio. Vejamos cada uma dessas variáveis:

O crescimento econômico é a expansão das possibilidades de produção da economia. É mensurado pelo Produto Interno Bruto que representa em valores monetários todos os bens produzidos em determinada região, seja cidade, estado ou país. Quando o PIB for negativo a economia está em processo de decadência. Já quando o PIB for positivo significa que a economia está em período de evolução. A partir dai pode-se compreender que o crescimento da economia tem seus benefícios bem como seus custos. A crescente evolução da indústria faz com que o crescimento econômico se torne eminente, acumulando renda que poderá futuramente ser investida em diversas áreas como a saúde, educação e saneamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com