Contexto Empresarial
Monografias: Contexto Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rodrigoalmeida • 13/5/2014 • 956 Palavras (4 Páginas) • 232 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Vivemos atualmente, num mundo altamente competitivo, onde o interesse da sociedade em relação aos empreendimentos que é explicado pelo seu grande significado político e econômico. Político porque os empreendimentos funcionam como fator de equilíbrio da estrutura empresarial. Econômico porque geram grande número de empregos, por isso, contribuem muito na geração de receitas e na produção de bens. No entanto, muitos empresários não conseguem manter as portas de suas empresas abertas por muito tempo. Pesquisas nos mostram que, grande parte dos empreendimentos não passa do primeiro ano de existência. E esse fracasso está ligado à falta de planejamento, entrada de novos concorrentes, que investem em produtos de qualidades e em novidades. Mas, as causas mais frequentes do fracasso estão ligadas, diretamente, aos próprios empreendedores, isto é, à falta de habilidade administrativa, financeira e tecnológica, etc. Pois, a força que empurra o empresário para o sucesso, sem dúvida, é a vontade de enfrentar o desafio, um bom plano de negócios, o planejamento, utilizando como uma ferramenta da gestão empresarial, visto como um mapa que guiará a empresa ao seu destino e ao cumprimento de seus objetivos.
2 DESENVOLVIMENTO
Atualmente ainda se faz importante a análise dessas funções, pois serão por meio delas que os gestores irão implantar as teorias administrativas dentro das organizações. A sua atuação terá impacto fundamental no resultado das empresas.
O ambiente, muitas vezes relevados a segundo plano, foi tomando importância ao longo dos anos; as crises econômicas as instabilidade de mercado a adaptação de grandes empresa em ajuda ao meio ambiente não deixaram que as empresas permanecessem à margem dessas situações.
???? Uma ação social bem conduzida garante a qualquer empresa posição de destaque na sociedade onde atua e este é fator decisivo na auto preservação empresarial. Com imagem reforçada e dependendo dos resultados dos projetos sociais por ela financiados, a empresa torna-se mais conhecida e vende mais. Seus produtos, serviços e, sobretudo sua marca ganha maior visibilidade, aceitação e potencialidade. Clientes tornam-se orgulhosos de comprar produtos de uma empresa com elevada responsabilidade social. Fornecedores sentem-se motivados em trabalhar como parceiros de uma empresa desta natureza. O governo e a sociedade civil tornam-se parceiros desta empresa em seus empreendimentos sociais. Os concorrentes reconhecem o ganho de valor desta empresa. [...] Os seus funcionários orgulham-se e sentem-se motivados em trabalhar nesta empresa. Com uma imagem empresarial fortalecida, sujeita a poucos riscos, a empresa canaliza a sua busca da competitividade para fatores como preço, qualidade, marca, serviços e tecnologia. (MELO NETO, 2001, p.93)
??? A revolução científica e tecnológica veemente dos últimos cinquenta anos tem proporcionado a humanidade o desenvolvimento virtuoso de várias áreas do conhecimento humano, dentre elas: a inovação. Sustentabilidade empresarial e inovação andam lado a lado, pois inovar é criar, mudar, renovar e isso tem muito haver com a efetividade de ações empresariais sustentáveis.
Esta nova proposta de gestão voltada ao paradigma da sustentabilidade empresarial representa inúmeras oportunidades de inovação e de novos negócios. Para tornar tal contexto proveitoso, as empresas podem enxergar estas oportunidades de duas maneiras: a de inovar aproveitando o próprio negócio da empresa e a outra a de inovar ocupando novos mercados, ou seja, desenvolvendo novos negócios. Essa não é uma tarefa fácil, mas é uma grande chance para sair a frente da concorrência e, portanto, garantir o crescimento dos negócios.
??? Cada vez mais, as pequenas e microempresas percebem a importância da contabilidade. Sábia decisão, pois a correta gestão da contabilidade oferece total tranquilidade para que as empresas trabalhem com dedicação no desenvolvimento e sucesso de seus negócios, sem qualquer risco de estarem descumprindo seus compromissos legais com o fisco, as normas de controle e a burocracia em geral do Brasil, que, aliás, não é pouca, sendo considerada por muitos um dos empecilhos à competitividade de nossa economia. As vantagens, porém, não param por aí.
A boa contabilidade também é fundamental para que a empresa, independentemente
...