Contexto Empresarial
Monografias: Contexto Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: KarollDourado • 12/6/2013 • 1.714 Palavras (7 Páginas) • 357 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Conceito de funções administrativas 4
2.1.1 Teórico que desenvolveu 4
2.1.1.1 Principais mudanças ao longo do tempo 4
2.2 Conceito de Patrimônio 5
2.2.1 Apresentar três autores 5
2.3 Fontes (origens) de recursos 6
2.3.1 Capital Social 6
2.3.2 Capital de terceiros..............................................................................................6
2.4 Analise de mercado................................................................................................7
2.5 Demanda, oferta e equilíbrio de mercado..............................................................8
2.6 Estruturas de mercado...........................................................................................9
2.7 Contabilidade social como ferramenta de informação para a responsabilidade social..........................................................................................................................10
3 CONCLUSÃO.........................................................................................................11
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
O mundo tem presenciado uma enorme mudança no cenário econômico nos últimos anos. Cada vez mais, pequenas e medias empresas surgem , trazendo para o mercado novos produtos, serviços e tecnologias. Na medida em que a um crescimento dessas empresas, dificuldades também surgem, sendo assim o presente trabalho trás uma abordagem de mecanismos que auxiliam nas soluções de problemas e ajuda a compreender esse novo cenário empresarial atual proporcionando assim uma proposta de administração a fim que essas empresas possam se manter diante as dificuldades encontradas utilizando recursos viáveis a sua realidade. A seguir, vamos entender melhor o contexto empresarial. Como é constituído e quem pode ser empresário.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 CONCEITO DE FUNÇÃO ADMINISTRATIVA:
Para entender o conceito da administração, é preciso ir além da interpretação da palavra. É preciso compreender o papel que a administração desempenha para as organizações e para a sociedade.
Segundo Chiavenato (2004), Fayol definiu que o ato administrativo consiste nas funções de Prever (planejar), organizar, comandar, coordenar, e controlar. Essas funções são atribuídas com competências diferenciadas para os diferentes níveis de organização que são: estratégico, tático e operacional. Todos esses elementos da Administração constituem o chamado Processo, que sintetizam as principais responsabilidades do gestor e ajudam a compreender seu papel em uma organização. Fayol definiu cada um dos seus componentes descrito anteriormente como:
• Prever (Planejar): Visualizar o futuro e traçar o programa de ação (CHIAVENATO, 2004).
• Organizar: Montar uma estrutura humana e material para realizar o empreendimento (MAXIMINIANO, 2005).
• Comando: Toda empresa precisa de um comando, e essa missão se reparte entre os diversos chefes da empresa que podem tirar o melhor proveito possível dos agentes que compõem sua unidade (FAYOL, 1989).
• Coordenação: Reunir, unificar, dirigir, orientar e harmonizar toda atividade e esforço (MAXIMINIANO, 2004) - (CHIAVENATO, 2004).
• Controle: Verificar-se se tudo ocorre de acordo com as regras e as ordens (CHIAVENATO, 2004).
2.1.1 TEÓRICO QUE DESENVOLVEU:
Henry Fayol nos últimos anos de sua vida dedicou-se a divulgar princípios de administração, que baseavam - se em sua experiência como administrador. Ele foi o fundador do Centro de Estudo Administrativo, passou a coordenar reuniões semanais das quais participavam importantes indústrias, governantes, filósofos e militares.
2.1.1.1 PRINCIPAIS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO:
Novos hábitos obrigam mudanças na administração, hábitos e comportamentos mudam e exigem adaptações. As mudanças ocorridas, em decorrência da Revolução Industrial, exigiram métodos que aumentassem a produtividade das fabricas e economizassem mão-de-obra evitando desperdícios, ou seja, “a improvisação deve ceder lugar ao planejamento e o empirismo à ciência: a Ciência da Administração.” (CHIAVENATO, 2004) O Racionalismo passou a ser aplicado às ciências naturais e sociais, porém o trabalho ainda não abandonara as antigas técnicas para adotar “a racionalização da organização e execução do trabalho.”
2.2 CONCEITO DE PATRIMÔNIO
O termo Patrimônio significa o conjunto de Bens pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa. Compõe-se de valores a receber. Para a Contabilidade esses valores a receber são designados de Direitos. O termo também se aplica,com o mesmo sentido, para as pessoas naturais.
Relacionando-se apenas os Bens e os Direitos, não se pode identificar a verdadeira situação de uma pessoa ou empresa. Tem a necessidade de mostrar as Obrigações (dívidas) referentes aos bens e direitos. Em Contabilidade a palavra Patrimônio tem sentido amplo: de um lado temos o conjunto de Bens e Direitos de uma pessoa ou empresa e de outro lado as Obrigações a serem pagas.
Bens são as coisas úteis, capazes de satisfazer às necessidades humanas. Se eles têm forma física, são reais, denominam- se bens tangíveis: veículos, imóveis, estoque de mercadoria, dinheiro, móveis e utensílios, etc. Os bens incorpóreos, não reais, são denominados de bens intangíveis: marcas, patentes de invenção, ponto comercial, etc.
Direitos são denominados de valores a receber, títulos a receber, contas a receber, etc. No que toca a empresa, o direito a receber mais comum decorre das vendas a prazo, quando a empresa vendedora emite uma duplicata como documento de comprovação da transação. Como exemplos de outros direitos podemos destacar alugueis a receber, promissórias a receber,
...