Contexto Empresarial
Monografias: Contexto Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pfmj • 13/6/2013 • 2.585 Palavras (11 Páginas) • 209 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
O foco em todas as empresas no mundo é ampliar seus resultados, garantir um mercado forte, melhorias para seus clientes e etc.
A contabilidade está intrinsicamente ligada na realização de cada conquista neste do universo empresarial, trazendo as ferramentas e informações que possibilitarão a tomada de decisões de suma importância. Para tanto se faz necessário o estudo de alguns fatores como; patrimônio, funções administrativas, recursos, analise de mercado, demanda de mercado, oferta equilíbrio, entender também como são as estruturas de mercado e como se aplica a contabilidade social.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
Abaixo segue um trecho de (Ferreira et al, 2002).
“A primeira revolução industrial foi uma profunda transformação econômica e social. O homem do campo e o antigo artesão, destituídos de qualquer coisa além de sua força de trabalho, passaram a vendê-la ao novo capitalista industrial, sendo os meios de produção e o próprio resultado dela não mais pertenciam ao antigo trabalhador autônomo e pequeno proprietário;
Na segunda revolução, o processo de industrialização se alastrou da Grã- Bretanha para vários países, promovida por um aprimoramento dos meios de transporte e pelo abundante capital acumulado na Inglaterra, ávido por ser investido”.
Somos partes de uma sociedade organizada e bem desenvolvida em todas as áreas (quando comparamos aos nossos primórdios).
A partir da revolução industrial traz uma grande transformação na economia que deixa de ser base artesanal e manufatureira e passa a se firmar na produção industrial. A realidade do mundo foi modificada por esta revolução, mas para que esta fosse forte o suficiente para influenciar todo um país e consequente o mundo, os grandes empreendedores da época precisaram se organizar, aprender administrar.
Isto gerou um efeito que levou a racionalização da produção, divisão desta produção em etapas e a supervisão cerrada destas etapas, obediência à hierarquia.
As funções administrativas surgem através de Jules Henry Fayol em um momento onde a necessidade era realizar a diferença entre as funções de gestão e as operacionais.
São estas:
2.1.1. Planejamento
Segundo Faria (1997, pag.71) “o planejamento determina os objetivos a atingir e os tipos de controle necessários que a administração da empresa deverá adotar”.
Planejar é a ponte que liga uma decisão a uma ação. O planejamento está totalmente voltada ao futuro, por isso esta é considerada a principal função a ser realizada dentro do processo administrativo.
Esta função se divide em:
Planejamento estratégico – é o que define ações estratégicas de longo prazo da empresa, levando em conta todos os fatores internos e externos.
Exemplo: a situação econômica global.
Planejamento tático – é a ferramenta de transformação das estratégias em planos específicos para cada área da empresa, esta etapa é mais focada que o planejamento estratégico.
Planejamento operacional – deve planejar os prazos, metas e recursos para implantação de um projeto ou tarefa dentro da empresa. Define os procedimentos específicos para os níveis mais inferiores.
Pelo fato de ser a última etapa do planejamento, deve ser um plano mais detalhado que os outro dois, tentando explicar cada tarefa isoladamente.
2.1.2. Organização
Se refere a distribuição, alocação e arrumação dos recursos para que a empresa possa atingir seu objetivo.
A organização consiste em:
1. Determinar as atividades em específicas necessárias ao alcance dos obj. planejados especialização. ( a organização está dentro do planejamento das atividades específicas para pessoas – gerente , diretor).
2. Agrupam as atividades em uma estrutura lógica departamentalização. (depart. cobrança / materiais, forma de hierarquia de empresa, o organograma , a estrutura).
3. Designar as atividades às específicas posições de pessoas cargos e tarefas. ( definir dentro da empresa cargos e tarefas).
2.1.3. Direção
Quando definido o planejamento e realizada a organização(sempre compatíveis com a estratégia da empresa), resta fazer acontecer. Estes é o papel da direção, acionar e dinamizar a empresa, fazendo-a funcionar.
2.1.4. Controle
Exerce função de manutenção do bom desempenho dos recursos (pessoas e equipamentos) ou valores de uma variável dentro de limites pré-estabelecidos. Toda gestão eficaz requer um sistema de controle bem desenvolvido, auxiliando a organização a alcanças seus objetivos estratégicos. Podemos fazer todas as funções anteriormente ditas, mas ainda assim não teremos garantia de que as atividades serão desenvolvidas conforme planejado e que os objetivos de fato sejam alcançados. Controle é a ponta da corrente, porem, está intrinsecamente ligado aos processos de planejamento e distribuição de funções.
O Processo de controle envolve quatro etapas:
• Estabelecer padrões de desempenho: pontos de referência para avaliar o desempenho
• Medir o desempenho: medição por meio de relatórios, gráficos, tabelas, fluxos e outros recursos.
• Comparar o desempenho com os padrões e determinar desvios: identificação das diferenças existentes no processo de operação, indicando assim a necessidade de intervenção.
• Adotar medidas corretivas para ajustar o desempenho atual ao padrão desejado: ajustes das operações onde necessárias.
Estabelecendo padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que as atitudes empregadas são as mais compatíveis com o que a empresa espera. O controle das atividades desenvolvidas permite maximizar a probabilidade de que tudo ocorra conforme as regras estabelecidas e ditadas.
O controle
...