Convenções Contabeis
Ensaios: Convenções Contabeis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sabrina.robertta • 26/11/2014 • 672 Palavras (3 Páginas) • 143 Visualizações
CONVENÇÕES CONTÁBEIS
As Convenções Contábeis estabelecem limites no procedimento de atuação do profissional da Contabilidade, são elas: OBJETIVIDADE, CONSISTÊNCIA, MATERIALIDADE E CONSERVADORISMO.
OBJETIVIDADE:
Todas as transações realizadas pela empresa devem estar suportadas por documentos que possibilitem a avaliação delas, exemplos: compras de estoques e de materiais de escritório e de limpeza, contratação de pessoal, realização e recebimento de vendas, pagamentos de salários, aluguéis, água, luz, telefone; enfim, todas as entradas e saídas de recursos financeiros da empresas.
Os registros das operações estão sujeitos e restritos ao abrigo das convenções. Ao adquirir uma máquina, o contador deve registrar no seu ativo (no valor da empresa) o preço pago conforme custo de aquisição devidamente comprovado em nota fiscal de entrada da máquina, porém, se o contador quiser registrar o valor da máquina por preço que seja de relevância ou materialidade diferente daquele valor expresso na nota fiscal, deverá ter um documento que comprove esta operação para o registro contábil (laudo técnico assinado).
O simples fato de registrar os empregados da empresa e contabilizar a folha de pagamento, por exemplo, as provisões com férias e com 13º salário e outros encargos, é preciso documentar em planilhas que comprovem a veracidade das provisões, embasada nos valores corretos registrados nas carteiras dos trabalhadores e nos holerites e recibos assinados pelos funcionários.
CONSISTÊNCIA:
O Contador possui à sua disposição vários critérios aceitos e relevantes, sendo que, a partir do momento que a empresa adota um destes critérios para o registro contábil das operações, não é permitida a mudança sem um motivo de força maior.
Por exemplo: se a empresa adotar o controle de estoque pelo método PEPS: Primeiro que Entra e Primeiro que Sai, e assim durante o ano veem contabilizando, não é permitida a mudança deste critério para o controle através do método UEPS: Último que Entra e Primeiro que Sai (se bem que, este método não é mais aceito pelas Normas Contábeis). É preciso que a empresa permaneça com este controle do PEPS por um período completo, para não comprometer a veracidade das informações contábeis apuradas. Digamos que a empresa adote para o controle do estoque pelo método do custo médio, este então deverá ser utilizado até o fim do exercício social, ou seja, não poderá ser alterado pelo método do custo unitário.
MATERIALIDADE:
As informações prestadas pelo Contador possuem um custo x benefício para serem prestadas pelo profissional e pela empresa. Então, para que esta informação contábil tenha um valor importante, é preciso que os usuários internos e externos da empresa representem um valor maior que a própria informação. Porém, todas as transações da empresa devem estar documentadas e sempre à disposição para avaliações. Exemplo de custo x benefício das informações: a empresa compra todos os dias os pães para o lanche dos funcionários, neste caso, o Contador não tem que prestar esta informação diariamente aos usuários,
...