Creas
Tese: Creas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: acassuri • 10/6/2013 • Tese • 695 Palavras (3 Páginas) • 568 Visualizações
O que é o CREAS?
CREAS é o Centro Especializado de Assistência Social. É uma unidade estatal responsável pela oferta de orientação e apoio especializados e continuados a indivíduos e famílias com seus direitos violados. Para isso, envolve um conjunto de profissionais e processos de trabalho que devem ofertar apoio e acompanhamento especializado.O principal objetivo é o resgate da família, potencializando sua capacidade de proteção aos seus membros.
Quais os objetivos do CREAS?
O principal objetivo é o resgate da família, potencializando sua capacidade de proteção aos seus membros.
Quem faz parte da equipe do CREAS?
O CREAS deve contar, pelo menos, com psicólogo, pedagogo, assistente social e educador social.
Quem pode ser atendido no CREAS?
Crianças, adolescentes, idosos mulheres e qualquer pessoa que tenha sofrido violação de seus direitos.
Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.
Como as pessoas chegam ao CREAS?
As formas de acesso ao programa serão por intermédio de identificação e encaminhamento dos serviços de proteção e vigilância social, por encaminhamento de outros profissionais, das demais políticas públicas setoriais, dos demais órgãos do sistema de garantia de direitos e do sistema de segurança pública, além de demanda espontânea.
Quais os serviços oferecidos pelo CREAS?
O primeiro é o serviço de proteção social as adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. Neste serviço, adolescentes e jovens em conflito com a lei, cumprindo medida socioeducativa, serão acompanhados pela equipe técnica do CREAS, a fim de construir e reconstruir seus projetos de vida, rompendo com a prática do ato infracional.
O outro serviço é o Proteção e Atendimento Especializado a Família e Indivíduos (PAEFI). O PAEFI é um serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. A equipe do CREAS acompanha as famílias, buscando auxiliá-las no rompimento do ciclo de violação dos direitos em seu interior,prevenindo reincidências, fortalecendo seu papel de proteção e restabelecendo a autonomia de seus membros.
Como são realizadas as intervenções?
Todas as intervenções realizadas pela equipe com os usuários do CREAS são personalizadas, respeitando crenças, cultura e realidade de cada pessoa ou família, no sentido de auxiliar esta pessoa ou família da melhor forma.
Serão organizadas atividades, através da construção de plano individual e/ou familiar de atendimento, da realização de visitas domiciliares, da elaboração de estudo social, diagnóstico sócio econômico, avaliação psicológica, acompanhamento pedagógico, elaboração de relatórios e/prontuários, monitoramento e avaliação do serviço.
A psicóloga realizará as avaliações psicológicas e os usuários participarão, a partir da avaliação, de grupos de apoio. A família do usuário também será entrevistada pela psicóloga e poderá receber atendimento grupal de apoio, participando de grupos de sensibilização. Caso seja necessário, o usuário será encaminhado para atendimento terapêutico junto à rede pública. A assistente social realizará visitas domiciliares e estudos
...