TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura E Etnocentrismo

Trabalho Universitário: Cultura E Etnocentrismo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  589 Visualizações

Página 1 de 2

Cultura não está apenas nos conceitos feitos sobre ler livros ou estudar em boas escolas. Cultura encaixa-se numa ideia total de sociedade onde individuos possam interagir com liberdade dentro de seus costumes, crenças, valores, arte, moral, leis e conhecimentos. Considerando também um processo dinâmico de constante transformação.

Socialmente a cultura esta presente em todas as áreas de interação do homem, desde pequenos rituais de crenças, como orar, rezar, cumprir promeças, quardar os sabádos ou aos de pintar o corpo de uma determinada tribo ou etnia criando um costume onde os individuos destacam-se ou diferenciam-se dentro de um padrão social urbanizado.

Com um conceito tão extenso de cultura, onde se atinge uma ideia global de sociedade, podemos observar a presença do etnocentrimo que com a mesclagem de tantos constumes e habitos diferentes ainda existe a intolerância e o costumes etnocentricos sobre o diferencial, onde este parâmetro é desconhecido ou despreciado as demais culturas de povos ou grupos onde nos leva a um olhar estreito e limitado de cultura.

Conceituando de uma forma mais simples, o etnocentrismo vem para olhar a cultura alheia como errada , menor ou sem valor. Ela age para desconsiderar a visão lógica do funcionamento de outra cultura.

Contudo, a inevitabilidade do choque cultural hoje é um fato muito presente, pois cada uma tem sua identidade e subjetividade. Comparando a cultura e o etnocentrimo com a Psicologia, podemos obter a ideia de um contraste de opnião, cada um obtem uma ideia lógica sobre cultura e age de formas direntes.

Psicologicamente falando, o fenomeno do etnocentrismo pode ser considerado como reflexo de uma imaturidade coletiva. Apesar de cada idividuo obter seu ‘’eu’’ a cultura estabele um padrão social e o etnocentrismo desconsidera o valor posto a tal cultura.

Assim, é necessário, a nível individual, conhecer, reconhecer, tolerar e aceitar cada aspecto que faz parte da nossa personalidade para interagirmos de forma humanista e harmoniosa totalidade psíquica, se faz de igual necessário, a nível coletivo, o conhecimento, o reconhecimento, o acolhimento, a tolerância, a aceitação, e negociação com os “outros”, como forma de favorecer a integração harmoniosa da diversidade ética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com