Custo Conjunto
Casos: Custo Conjunto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: siany • 16/5/2014 • 556 Palavras (3 Páginas) • 395 Visualizações
Resumo
Com o crescimento das empresas, é comum que em determinadas atividades sejam utilizados o mesmo processo produtivo para criarem outros produtos, a partir das mesmas matérias- primas, máquinas e mão de obra, sendo esse procedimento conhecido como custo conjunto. Portanto, este estudo tem por objetivo analisar e comparar como ocorre a divisão dos custos conjuntos, em relação aos produtos e subprodutos gerados na Cooperativa Agropecuária de Tubarão – Copagro e demonstrar como a aplicação desse processo impacta entre a cooperativa e o cooperado. A pesquisa realizada caracteriza-se como descritiva bibliográfica e qualitativa em forma de estudo de caso. Para a análise da situação foi selecionada uma Cooperativa beneficiadora de palmito situada na cidade de Tubarão, e seu processo de produção foi mapeado de acordo com os dados que se refere ao mês de dezembro do ano de 2012, que foram fornecidos pelo associado Jardel Mendes Vieira. Os resultados obtidos dos produtos através da pesquisa evidenciaram que o método de destinar os custos conjuntos aplicado pela empresa, não distingue muito dos critérios sugeridos pela bibliografia, sendo considerada vantagem tanto para a cooperativa quanto ao cooperado, pois com a análise foi possível constatar um melhor entendimento sobre a real situação de cada produto em ternos de rentabilidade.
Palavras - Chaves: Custos Conjuntos. Cooperativa. Cooperado. Rentabilidade.
1 Introdução
Há no mundo empresarial uma crescente preocupação em colocar no mercado de consumo produtos e serviços que sejam bem aceitos pelos consumidores. Para isso, as empresas desenvolvem estudos sobre diversos fatores tais como: o que produzir, quais diferenciais do seu produto ou serviço em comparação com os da concorrência, os custos desse produto, para quem vender e, a que preço vender. Nesse contexto, pode-se afirmar que uma das maiores dificuldades encontradas pelas empresas está, justamente, no reconhecimento do seu custo de produção. Essa tarefa torna-se ainda mais complexa nas entidades cooperativas, principalmente quando existem etapas de produção conjunta.
Observa-se, em muitas cooperativas, a utilização de um mesmo complexo industrial, maquinário e, ás vezes, da mesma matéria-prima e mão-de-obra para a elaboração de diferentes produtos. Todavia essa forma de produção requer grandes atenções por parte dos gestores e demais profissionais responsáveis pela contabilização, pois a alocação de custos indevidos a um determinado produto pode alterar seu resultado econômico significativamente o que, consequentemente, afetará a distribuição de sobras aos cooperados.
Nas cooperativas, a expressão sobras líquidas representa o próprio lucro líquido. Elas são distribuídas como bonificação aos associados de acordo com as operações e negócios por eles realizados na instituição. Dessa maneira, depara-se com a seguinte problemática: o emprego dos diferentes métodos de distribuição dos custos conjuntos pode influenciar os resultados econômicos de cada produto?
O estudo em questão tem por finalidade a demonstração dos diferentes métodos de aplicação dos custos conjuntos e a comparação dos resultados obtidos, através desse procedimento, com os apurados pela empresa analisada. Também objetiva uma melhor percepção
...