DIREITO E LEGISLAÇÃO - AULA TEMA 3
Monografias: DIREITO E LEGISLAÇÃO - AULA TEMA 3. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CarolPessone • 29/9/2013 • 327 Palavras (2 Páginas) • 540 Visualizações
INTRODUÇÃO
Vamos aprimorar nosso conhecimento , ao entrar neste assunto de democracia no Brasil , a fim de percebemos como se daria a consulta popular caso o Parlamentarismo estivesse prevalecendo, e ver a diferente do nosso Presidencialismo .
1. A Constituição seguiu as palavras de Rosseau de que “democracia é o governo do povo pelo povo e para o povo”, poder este que antigamente nos era roubado pelos imperadores, ditadores, e maus políticos que optavam pelo sufrágio restrito que era o direito de votar somente de pessoas que preenchiam uma determinada lista de condições, tipo nascimento e fortuna. Há alguns anos tivemos que escolher se era preciso continuar ou não com o parlamentarismo, e os votos foram para o presidencialismo que não é nada mais que um sistema de governo no qual o presidente da república é chefe de governo e chefe de Estado e escolhe os chefes dos grandes departamentos ou ministérios.
Se nos dias de hoje o povo fosse convocado ara uma consulta popular que viesse tratar de mudanças de regimes do governo esta consulta continuaria com o mesmo resultado, o presidencialismo.
Primeiro porque fomos explorados por esse regime por um bom tempo, coisa que os cidadãos mais velhos certamente não esqueceram a população jovem na maioria das vezes não sabem direito o que é o parlamentarismo, pois ainda estamos vivenciando essas mudanças que é a democracia direta, para o exercício indiretamente do povo, final o poder é nosso!
Vivenciamos e ainda estamos vivenciando uma grande mudança, desde a promulgação da Constituição federal, que nos garantiu direitos importantíssimos. O país cresce a cada dia mais, a cultura é escolher o presidente e nunca delegar esse poder a outros, sabemos que devemos mudar muito e ainda existem diversos enigmas políticos a serem desvendados para o povo. O Presidencialismo é a nossa cultura, somos cidadãos vivendo em cidadania, com direitos positivos e naturais, podendo usufruir do sufrágio, que é nosso direito de votar e ser votado, essa é nossa democracia.
...