DIREITOS OBJETIVO, ADQUIRIDO
Casos: DIREITOS OBJETIVO, ADQUIRIDO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JULIANAEPRINCE • 24/11/2014 • 451 Palavras (2 Páginas) • 639 Visualizações
Cadastre-se!
Entre
Contate-nos
Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Trabalhos Gratuitos
Outras / Caso Concreto 4
Caso Concreto 4
Monografias: Caso Concreto 4
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos
Enviado por: 06 outubro 2014
Tags:
Palavras: 389 | Páginas: 2
Visualizações: 435
Clique e veja o trabalho completo Cadastre-se
Identifique nos casos um exemplo de direito subjetivo absoluto, de direito relativo, de direito patrimonial, extrapatrimonial (não-patrimonial), disponível, indisponível, transmissível e intransmissível, justificando sua resposta.
R: A participação num reality show (BBB 11) de um transexual que realizou cirurgia para mudança de sexo. = Direito Absoluto. A venda de um banco pelo controlador de um conglomerado de empresas (Panamericano) = Direito Patrimonial. A desocupação, em cumprimento a ordem judicial, da mansão que residia com a família, construída para este fim e na qual abrigava um vasto acervo de obras de arte, do dono de outro banco que teve sua liquidação decretada pelo Banco Central.
QUESTÕES OBJETIVAS
1. Sobre a divisão do Direito, assinale V para as corretas e F para as falsas:
(F ) A diferença tem origem no direito romano, como se depreende das palavras de ULPIANO: "Direito público é o que corresponde às coisas do Estado; direito privado, o que pertence à utilidade das pessoas".
( F ) Embora a divisão do direito positivo em público e privado remonte ao direito romano, até hoje não há consenso sobre seus traços diferenciadores. Vários critérios foram propostos, com base no interesse, na utilidade, no sujeito, na finalidade da norma, no ius imperium, sem que todos eles estejam imunes a críticas.
( V ) O Direito Público regulamenta basicamente a atividade do Estado. Estabelece suas funções e a forma de organização de seus poderes e dos serviços públicos, bem como suas relações com os particulares e os demais Estados.
( V ) O Direito Privado regulamenta principalmente a situação jurídica e as relações entre particulares (pessoas físicas e pessoas jurídicas de Direito Privado).
2. Leia as afirmativas abaixo:
I - Pode-se dizer que o direito positivo é o conjunto de normas (leis) estabelecidas pelo poder político do Estado que se impõem e regulam
...