Desafio De Responsabilidade Social E Meio Ambiente
Trabalho Universitário: Desafio De Responsabilidade Social E Meio Ambiente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jhaimedmd • 24/9/2013 • 9.039 Palavras (37 Páginas) • 506 Visualizações
Universidade Anhanguera - UNIDERP
Centro de Educação a Distância
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Sustentabilidade
Desafio de Responsabilidade Social e Meio Ambiente
PROF. EDILENE MARIA DE OLIVEIRA
DATA: 03.12.2011
Sumário
1. Introdução 1
2.SUSTENTABILIDADE 2
3. POLITICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE 3
3.1 Introdução 3
3.2 Política Nacional do Meio Ambiente 4
3.3 Objetivos da Política Nacional do Meio Ambiente 5
3.4 Princípios da Política Nacional do Meio Ambiente 5
3.5 Instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente 6
3.6 Sistema Nacional do Meio Ambiente 9
3.7 Objetivo e Estrutura do Sistema Nacional do Meio Ambiente 10
4 Considerações Finais 12
5 Referências 12
6 SANEAMENTO AMBIENTAL 14
7 Sistemas de Proteção Ambiental 19
7.1 Impermeabilização do solo 19
7.2 Drenagem de líquidos percolados 19
7.3 Tratamento de líquidos percolados 19
7.4 Drenagem e tratamento de biogás 20
7.5 Drenagem de águas pluviais 20
7.6 Monitoramento 20
7.7 Estruturas de Apoio 21
7.8 Encerramento 22
8. PLANEJAMENTO AMBIENTAL 27
9. Instrumentos e tipos de Planejamento Ambiental 28
10. Zoneamento Ambiental 29
10.1 Classificação das zonas territoriais 30
10.2 Etapas de elaboração do Zoneamento 30
11. Planejamento Urbano Sustentável 31
12. Planos de Recursos Hídricos 32
13. Conclusão: 34
14. Referências 35
1. Introdução
Usa-se a palavra “sustentabilidade” para qualquer coisa. Fala-se muito em desenvolvimento sustentável, crescimento sustentável, sustentabilidade econômica, negócios sustentáveis, sustentabilidade ecológica, marketing sustentável, e assim por diante.
A verdade, no entanto, é que poucos compreendem o que seja “sustentabilidade”. Muitas pessoas associam-na à preservação do meio ambiente. É uma compreensão correta, porém incompleta. Sustentabilidade é muito mais do que cuidar do planeta para que seus recursos sejam utilizados de forma responsável e não destruídos.
Apesar da falta de informação sobre o conceito de sustentabilidade, a sociedade torna- se cada vez mais consciente da necessidade de preservação dos recursos naturais. Nesse novo cenário “sustentável” de consumidores “verdes” foi necessária uma adaptação das organizações para continuarem a atender seu público. Assim, as empresas viram-se obrigadas a adotar uma abordagem sócio-ambiental. Para tanto, foi preciso a adaptação da produção em todas as suas etapas, a começar pela produção de energia, uma vez que seus antigos métodos poluíam o meio ambiente e destruíam ecossistemas.
Esse trabalho tem por objetivo definir sustentabilidade, mostrar sua importância e diferentes aspectos, bem como tratar da abordagem adotada pelas empresas e das novas fontes de energia renováveis.
2.SUSTENTABILIDADE
Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.
Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinidadessesideais.
A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.
Ações relacionadas a sustentabilidade
• Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário.
• Preservação total de áreas verdes não destinadas à exploração econômica.
• Ações que visem o incentivo a produção e consumo de alimentos orgânicos, pois estes não agridem a natureza além de serem benéficos à saúde dos seres humanos;
• Exploração dos recursos minerais (petróleo, carvão, minérios) de forma controlada, racionalizada e com planejamento.
• Uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica) para diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Esta ação, além de preservar as reservas de recursos minerais, visa diminuir a poluição do ar.
• Criação de atitudes pessoais e empresariais voltadas para a reciclagem de resíduos sólidos. Esta ação além de gerar renda e diminuir a quantidade de lixo no solo, possibilita a diminuição da retirada de recursos minerais do solo.
• Desenvolvimento da gestão sustentável nas empresas para diminuir o desperdício de matéria-prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia.
• Atitudes voltadas para o consumo controlado de água, evitando ao máximo o desperdício. Adoção de medidas que visem a não poluição dos recursos hídricos, assim como a despoluição daqueles que se encontram poluídos ou contaminados.
3. POLITICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
3.1 Introdução
Com
...